IPC e Câmara Municipal do Sal (Cabo Verde) estabelecem parceria

O Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal do Sal (Ilha do Sal, Cabo Verde) celebraram hoje, dia 8 de março, um Protocolo de Cooperação com a finalidade de abrir oportunidades de formação em ciclos de estudos de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciatura e Mestrado a alunos indicados pela autarquia, com ensino secundário completo, para ingresso em ciclos de estudo a vigorar no IPC. O protocolo entra em vigor no ano letivo de 2023/24.

O Município ficará responsável pela recolha documental e encaminhamento dos processos de candidatura dos estudantes do seu município ao IPC, sendo que os estudantes beneficiarão dos mesmos procedimentos de seriação e colocação que os alunos portugueses e internacionais.

Para o Presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, é com muita satisfação que a instituição enceta uma colaboração com o Município do Sal, dando resposta à comunidade de estudantes provenientes de Cabo Verde que já existe na cidade e aos que se queiram juntar a ela. “Temos todo o gosto em potenciar este trabalho e ser uma porta aberta para acolher os vossos jovens que querem vir para Coimbra”, afirmou. O responsável referiu que o IPC tem “um leque variado de ofertas formativas em várias áreas” que podem proporcionar uma maior escolha aos estudantes provenientes deste município.

Maria João Brito, vereadora da Câmara Municipal do Sal, que assinou o protocolo em representação do Presidente da autarquia, Júlio António Lopes dos Reis, referiu que esta parceria vai garantir aos estudantes daquele Município poderem prosseguir os seus estudos findo o 12.º ano e “dar maior resposta aos vários pedidos de candidaturas de estudantes” que querem vir estudar para Portugal. Segundo a autarca, o protocolo com o IPC vai ainda “alargar o leque de escolhas” para os potenciais estudantes, dada a variedade de áreas formativas desta instituição de ensino superior, que não existe em outras instituições parceiras.

08.03.2023