Reforçar laços com estudantes e universidades no Brasil

O Politécnico de Coimbra (IPC) está no Brasil a desenvolver vários contactos institucionais com vista a divulgar a sua oferta formativa, intensificar a cooperação e aumentar a captação de estudantes provenientes daquele país. Nesse sentido, uma comitiva do IPC constituída pelo presidente e vice-presidente do IPC, Jorge Conde e Ana Ferreira e pela técnica de comunicação Jéssica Lopes, estão a participar no projeto Portugal Polytechnics, promovido pelo Conselho Coordenador de Institutos Politécnicos Portugueses (CCISP), com a presença no Salão do Estudante em diversas cidades brasileiras, a par de visitas a universidades e colégios para captação de estudantes.

Do programa realizado até ao momento, destacam-se vários momentos, nomeadamente a visita ao Centro Paula Souza, em São Paulo, uma entidade do Governo Estadual que administra as 220 Escolas Técnicas (ETEC’s) e as 66 Faculdades de Tecnologia (FATEC’s) deste Estado, com o objetivo de promover e divulgar junto de estudantes e professores a oferta formativa, oportunidades de intercâmbio e colaborações internacionais e a receção oficial do Cônsul-geral em São Paulo, o embaixador António Pedro Rodrigues da Silva. No passado fim-de-semana, a comitiva esteve ainda presente no Salão do Estudante que decorreu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Nesta edição, Portugal é o convidado de honra e a abertura contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

Segundo o presidente do IPC, Jorge Conde, “o IPC tem abraçado as missões ao Brasil como determinantes no caminho da internacionalização”. “A possibilidade de podermos, em grandes palcos de divulgação, apresentar o que de melhor se faz nas nossas escolas, é a garantia de que todo o investimento tem retorno. Este ano, começa-se a sentir a verdadeira retoma do Brasil. A classe média que se viu financeiramente ameaçada nos últimos anos, volta a ter esperança e a acreditar que pode colocar os filhos a estudar no exterior e nós cá estamos para ajudarmos a cumprir esse desejo”, afirma o responsável.

Nos próximos dias o IPC vai participar no Salão do Estudante que decorre no Rio de Janeiro (Copacabana e Barra da Tijuca) e em Brasília e realizar mais visitas a escolas, destacando-se, no próximo sábado dia 18, a assinatura de um protocolo de colaboração entre o IPC e a Universidade UNINASSAU em Salvador da Bahia.

15.03.2023