Projeto coordenado pelo IPC avalia implementação de fundos comunitários nas empresas

O Politécnico de Coimbra (IPC) coordena o projeto ADEPT – Avaliação de Políticas de intervenção Cofinanciadas em Empresas, que envolve vários docentes do ISCAC-IPC. Este projeto de investigação científica visa desenvolver uma metodologia inovadora de apoio à monitorização e avaliação da implementação de programas em torno de três grandes eixos temáticos: Research and Innovation; Low carbon economy; e Information & Communication Technologies.

Segundo Carla Henriques, docente do ISCAC e coordenadora do projeto, a abordagem metodológica aqui aplicada “pode ser particularmente útil para os gestores de fundos comunitários, uma vez que permite incorporar diferentes preocupações políticas na identificação dos programas que devem ser considerados, tais como benchmarks (indicadores de referência) em termos de Melhores Práticas”. Nesse sentido, é possível compreender como esses benchmarks podem variar em função das prioridades políticas contempladas na análise, explica. Para a investigadora, ao contrário de outras ferramentas e metodologias dedicadas à avaliação posterior ou anterior da Política de Coesão, a abordagem aqui utilizada também permite avaliar a eficiência da implementação dos programas durante o período de programação, permitindo, assim, que os gestores adotem as políticas necessárias para corrigir possíveis desvios da eficiência no horizonte temporal em curso. Segundo Carla Henriques, com a experiência adquirida com o projeto, será possível garantir a aprendizagem e a capacitação organizacional sobre monitorização e avaliação da implementação dos fundos comunitários.

Para além de Carla Henriques, a equipa do IPC envolvida neste estudo integra Ana Cristina Amaro, António Trigo Ribeiro, Clara Pisco Viseu e Maria do Castelo, todos investigadores no Coimbra Business School Research Centre e docentes no ISCAC.

O i2A colaborou ativamente com a equipa de investigação nas fases de submissão e apresentação do projeto e será responsável pelo apoio na sua execução financeira.

O projeto tem a duração de um ano, tendo começado a 1 de outubro deste ano. Na programação a desenvolver ao longo do projeto destacam-se a realização de um workshop inicial com os decisores políticos para seleção dos indicadores a utilizar nos modelos de avaliação, um workshop internacional organizado na Coimbra Business School|ISCAC onde vai ser discutida esta temática da avaliação e monitorização da implementação de fundos comunitários, intitulado Multicriteria methodologies for assessing and evaluating the implementation of EU funds, e um seminário final para a apresentação dos resultados aos decisores políticos. Será ainda desenvolvida uma aplicação computacional que ficará disponível numa plataforma web.

Este projeto tem um investimento financeiro de cerca de 140 mil euros e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Acordo de Parceria Portugal 2020 – Programa Operacional Assistência Técnica (POAT 2020), no âmbito do projeto POAT-01-6177-FEDER-000044 ADEPT: Avaliação de Políticas de Intervenção Cofinanciadas em Empresas.

In Jornal do IPC n.º 19