Abastecimento de Água e Drenagem

Conhecimentos gerais de hidráulica e hidrologia ao nível duma licenciatura em ciências agrárias, do ambiente ou afim.

As metodologias de ensino incluem a apresentação dos aspectos teóricos estruturantes das temáticas em estudo, com abordagens ao nível específico de cada processo, focando os aspectos descritivos e quantitativos, e abordagens sistémicas ao nível local ou de bacia hidrográfica, para discutir aspetos de inter-relação e dependência, para os problemas de conceção, conservação e manutenção das redes hidráulicas, uso da energia ou da captação de água e rejeição de efluentes. Serão focalizados casos de estudo em visitas ao campo para percepcionar aspectos práticos, dentro das possibilidades na proximidade da Escola. A avaliação de conhecimentos é realizada um teste escrito individual

O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as seguintes competências:

1) Compreende os princípios da hidráulica dos sistemas de abastecimento e drenagem.

2) Relaciona os processos hidrológicos ao nível da bacia hidrográfica com as problemáticas de captação de água e rejeição de efluentes.

3) Caracteriza e avalia a concepção e o dimensionamento de sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em ambiente urbano e rural.

4) Compreende principais problemas da gestão de redes de abastecimento de água e de drenagem.

5) Conhece a problemática da poupança e uso eficiente da água e a associação às fontes não convencionais para abastecimento de água.

1. Princípios de hidráulica: hidrodinâmica aplicada a escoamentos sob pressão e em superfície livre. Estações de bombagem.

2. Principais processos hidrológicos relacionados com captação de água e rejeição de efluentes.

3. Abastecimento de água. Métodos de determinação da procura de água em ambiente urbano e rural. Componentes de sistemas de abastecimento de água: descrição, funcionamento, dimensionamento, conservação e manutenção.

4. Drenagem. Métodos de determinação de efluentes em ambiente urbano e rural. Componentes de sistemas de drenagem: descrição, funcionamento, dimensionamento, conservação e manutenção.

5. Fontes não convencionais para abastecimento de água: Reutilização de água residual, dessalinização; recolha/retenção de água superficial (“water harvesting”)

Alegre, H., W. Hirner, J. M. Baptista, R. Parena: Indicadores de desempenho para serviços de abastecimento de água.

Série Guias Técnicos, IRAR-LNEC, 2004.

American Society of Civil Engineers: Standard Guidelines for Urban Subsurface Drainage: Design, Installation,Operation and Maintenance, ASCE Standards, 60 pp, 1994.

Lencastre, A.: Hidráulica Geral. E do Autor. Lisboa, 1991.

Marques, J. A. A. de S., J. J. de O. Sousa: Hidráulica Urbana, Sistemas de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 436 p., 2009.

Marsalek, J., B. Jiménez-Cisneros, M. Karamouz, P.-A. Malmquist, J. Goldenfum, B. Chocat: Urban Water Cycle

Processes and Interactions, Urban Water Series – UNESCO-IHP, UNESCO Publishing, 2008.

Paixão, M. A.: Águas e Esgotos em Urbanizações e Instalações Prediais. Editora A. Faria (Orion), 508 p., 1999.