Acústica Arquitetural 1

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Física. 

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada define-se pelos itens seguintes:

a) exposição dos conteúdos pelo professor com recurso a material audiovisual;
b) sistematização dos conhecimentos teórico-práticos: resolução de questões e problemas;
c) visitas de estudo a salas para palavra ou música.

Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame. A avaliação contínua/periódica incidirá sobre um trabalho e participação nas aulas. A nota final corresponde à aritmética seguinte: trabalho (80%) + participação qualitativa/quantitativa nas aulas (20%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre 7,5 e 9,4 valores).

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:

a) conhecer as origens da acústica de espaços;
b) conhecer a importância do espaço como elemento fundamental da acústica arquitetural;
c) reconhecer e explicar variáveis associadas à interação das ondas sonoras com o meio ambiente (espaço
livre e espaço fechado);
d) conhecer os parâmetros acústicos que descrevem a qualidade acústica de salas;
e) saber analisar os parâmetros e variáveis necessários à caracterização acústica de salas;
f) conhecer e analisar os diferentes tipos de salas.

Programa

ACÚSTICA ARQUITECTURAL 1

ACÚSTICA DE SALAS
módulo 1

a) Acústica de espaços na Antiguidade.
b) Comportamento do som ao ar livre e em espaço fechado. Campos sonoros.
c) Absorção sonora. Coeficientes de absorção. Painéis acústicos.
d) Difusão sonora.
e) Reverberação. Tempo de reverberação.
f) Parâmetros físicos e subjetivos de uma sala.
g) Critérios de qualidade para a caracterização de uma boa acústica.

TIPOS DE SALAS
módulo 2

a) Auditórios para voz (salas de conferências e teatros).
b) Auditórios para música.
c) Estúdios de gravação de som. Salas de controlo.
d) Cinemas.
e) Igrejas.
f) Salas para cinema em casa.
g) Salas de aula.
h) Salas de prática musical.
i) Pavilhões desportivos.
j) Acústica variável.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barron, M. (2010). Auditorium acoustics and architectural design (2nd ed.). Spon Press.

Beranek, L. (2004). Concert halls and opera houses: Music, acoustics, and architecture (2nd ed.). Springer-Verlag.

Cavanaugh, W. J., Tocci, G. C., & Wilkes, J. A. (2010). Architectural acoustics: Principles and practice (2nd ed.). John Wiley & Sons.

Ermann, M. (2015). Architectural acoustics illustrated. John Wiley & Sons.
Kleiner, M., & Tichy, J. (2017). Acoustics of small rooms. Routledge.

Lam, A., Hodgson, M., Prodi, N., & Visentin, C. (2018). Effects of classroom acoustics on speech intelligibility and response time: A comparison between native and non-native listeners. Building Acoustics, 25(1), 35-42.

Long, M. (2014). Architectural acoustics (2nd ed.). Academic Press.

Newhouse, V. (2012). Site and sound: The architecture and acoustics of new opera houses and concert halls. Monacelli Press.

Staples, D. (Ed.). (2021). Modern theatres 1950–2020. Routledge.