Acústica e Instrumentação II

Conhecimentos de Base Recomendados

É condição preferencial para a frequência da UC conhecimentos fundamentais de Física das ondas, bem como de instrumentação e processamento de sinal, tratados nas UCs de Física e de Acústica e Instrumentação I.

Métodos de Ensino

A exposição teórica com interação dos alunos permitirá potenciar a componente prática na resolução de exercícios.

 

A UC prevê uma forte componente prática de desenvolvimento de programas em MATLAB envolvendo a aquisição e tratamento de sinais áudio, assim como o recurso a ferramentas de edição digital de áudio (ex. Audacity).

Resultados de Aprendizagem

Assimilar os conceitos gerais de eletroacústica;

Assimilar noções gerais de acústica de edifícios;

Classificar, distinguir e caracterizar os diferentes tipos de transdutores;

Assimilar os princípios básicos de processamento de sinal;

Caracterizar e identificar os principais componentes dos equipamentos;

Identificar aparelhagem de calibração;

Distinguir os diferentes procedimentos de manutenção e normas aplicadas;

Ter conhecimento de novos avanços tecnológicos em eletroacústica aplicados na audiologia.

Programa

1 – Propagação do som e acústica de edifícios: lei do quadrado das distâncias, reflexão, refração, difração, reverberação e fórmula de Sabine e coeficientes de absorção. (10 Horas)

 

2 – Transdutores: descrição geral, classificação, princípios electromecânicos, características dinâmicas e performances. Radiação sonora: monopolos, dipolos e quadripolos; Eficiência da radiação e direcionalidade (10 Horas)

 

3 – Principais componentes dos equipamentos usados em audiologia: audiómetros, impedancímetros, otoemissões, potenciais evocados. (10 Horas)

 

4 – Calibrações, manutenção e normas: aparelhagem de calibração, procedimentos de manutenção e normas aplicadas. (5 Horas)

 

5 – Processamento de sinal com o recurso a ferramentas de software: Introdução ao software, principais funções do software, caracterização dos diferentes formatos de ficheiros de som, formatos com compressão vs sem compressão, aquisição e produção de sinais, aplicação prática dos conceitos desenvolvidos nos outros capítulos. (25 Horas)

 

6 – Criação de estímulos auditivos em formato digital (10 horas))

(N.B.: o tempo lectivo não contabilizado na planificação acima destina-se à revisão de conhecimentos sempre que necessário, e aos momentos de avaliação da unidade)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 Bibliografia principal:

1. ACOUSTICS FOR AUDIOLOGISTS, BY PETER HAUGHTON, PUBLISHER: ACADEMIC PRESS; 1ST EDITION (MAY 10, 2002), ISBN-10: 0123329221, ISBN-13: 978-0123329226

 

2. FUNDAMENTALS OF HEARING, FIFTH EDITION: AN INTRODUCTION,BY WILLIAM A. YOS,PUBLISHER: EMERALD GROUP PUBLISHING LIMITED; 5 EDITION (OCTOBER 2, 2006), ISBN-10: 0123704731, ISBN-13: 978-0123704733

 

Bibliografia Secundária:

1. INSTRUMENTATION: AN INTRODUCTION FOR STUDENTS IN THE SPEECH AND HEARING SCIENCES, BY T. NEWELL DECKER; PUBLISHER: PSYCHOLOGY PRESS; 3 EDITION (12 FEB 2004), ISBN-10: 0805846816, ISBN-13: 978-0805846812

 

2. HANDBOOK OF SIGNAL PROCESSING IN ACOUSTICS, VOL 1 E VOL 2, BY DAVID HAVELOCK (EDITOR), SONOKO KUWANO (EDITOR), MICHAEL VORLÄNDER (EDITOR), PUBLISHER: SPRINGER; 1 EDITION (JANUARY 22, 2009), ISBN-10: 0387776982, ISBN-13: 978-0387776989

 

3. ESSENTIALS OF AUDIOLOGY, BY STANLEY GELFAND (AUTHOR), PUBLISHER: THIEME NEW YORK; 3 EDITION (MARCH 19, 2009), ISBN-10: 1604060441, ISBN-13: 978-1604060447