Acústica Física e Psicoacústica

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de física e matemática do 9º ano de escolaridade.

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada define-se pelos itens seguintes:

a) exposição dos conteúdos pelo professor com recurso a material audiovisual; b) sistematização dos conhecimentos teórico-práticos: resolução de questões e problemas; c) experiências laboratoriais e demonstrações na sala de aula realizadas pelo professor e alunos com recurso a hardware e software especializados; d) visitas de estudo (eventos científicos e musicais; laboratórios de Acústica).

Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame. A avaliação contínua/periódica incidirá sobre experiências e demonstrações acústicas, e participação nas aulas (65%) + teste (35%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre 7,5 e 9,4 valores).

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:

a) conhecer o som e as suas características;
b) conhecer as várias formas de produção sonora;
c) saber distinguir entre som puro e som complexo;
d) conhecer métodos teóricos e experimentais de análise de sons;
e) conhecer métodos de síntese de sons;
f) saber manipular instrumentação acústica de análise e síntese de sons;
g) compreender o papel dos vários componentes e propriedades relacionados com a propagação sonora;
h) compreender fenómenos acústicos aplicados no campo da música prática e noutras situações do dia-adia;
i) entender a aplicação do efeito de ressonância nos instrumentos musicais e em equipamentos áudio;
j) conhecer o sistema auditivo humano e o processo de audição, incluindo os mecanismos de processamento
da informação no sistema nervoso central ;
k) identificar as características físicas e psicológicas do som;
l) conhecer os benefícios da audição biaural;
m) entender a ligação entre música e matemática.

Programa

I. ACÚSTICA FÍSICA

PRODUÇÃO DO SOM
módulo 1
a) Som e as fontes sonoras.
b) Sistemas vibratórios simples.
c) Vibrações complexas.
d) Características do som.
e) Instrumentação acústica.
f) Introdução à síntese sonora.

PROPAGAÇÃO DO SOM
módulo 2
a) Ondas e propagação de ondas.
b) Ondas sonoras. Velocidade do som.
c) Propriedades das ondas sonoras.
d) Efeito Doppler.

RESSONÂNCIA
módulo 3
a) Ressonância nos sistemas vibrantes.
b) Ondas estacionárias.

II. PSICOACÚSTICA

SISTEMA AUDITIVO HUMANO E PROCESSO DE AUDIÇÃO
módulo 4
a) A série de audição. Ultrassons e infrassons.
b) Anatomia e fisiologia auditiva periférica. Processamento de sinal e sistema nervoso auditivo central.

PERCEPÇÃO DO SOM
módulo 5
a) Loudness.
b) Pitch.
c) Timbre.
d) Audição biaural e localização.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 35.0%
  • - Assiduidade e Participação - 65.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

dos Santos-Luiz, C. (2021.) Sound intensity and loudness of musical tones. In L. C. Castilho, R. Dias, & J. F. Pinho (Eds.), Perspectives on music, sound and musicology: Research, education and practice (pp. 169-188). Springer Nature.

Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2021). Master handbook of acoustics (7th ed.) McGraw-Hill.

Hatsidimitris, G., & Wolfe, J. (2012). Physclips: Multimedia resources for learning and teaching physics. 2nd International STEM in Education Conference. Beijing Normal University, Beijing, China.

Henrique, L. L. (2014). Acústica musical (5ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Houtsma, A. J. M., Rossing, T. D., Wagenaars, W. M. (1989). Auditory demonstrations [CD]. Acoustical Society of America.

Howard, D. M., & Angus, J. A. S. (2017). Acoustics and psychoacoustics (5th ed.). Focal Press.

Rossing, T. D., Moore, F. R., & Wheeler, P. A. (2002). The science of sound (3rd ed.). Addison-Wesley.