Agricultura e Sustentabilidade

Conhecimentos de Base Recomendados

 Não se aplica

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo participativo assente numa variedade de suportes de informação (slides, pequenos vídeos, oral, poster). A componente prática recorre ao estudo de caso e a exercícios de aplicação. Poderá também ocorrer palestras por orador(es) especialistas de cariz empresarial ou institucional, sobre tópicos da actualidade.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes devem adquirir as seguintes competências:

(a) Compreende o conceito de sustentabilidade nas suas diferentes dimensões ambiental, social e económica;

(b) Conhece os parâmetros básicos que influenciam a sustentabilidade no contexto de produção agrícola, relaciona-os com as diferentes práticas agrícolas e consegue explicar a sua relevância;

(c) Conhece e sabe aplicar as ferramentas disponíveis para avaliar a sustentabilidade da agricultura;

(d) Domina o conceito de indicador de sustentabilidade e os processos adotados para a sua construção;

(e) Avalia a sustentabilidade de explorações agrícolas em contexto real e propõe medidas que visem a transição para a sustentabilidade destas explorações.

Programa

1. O Conceito e as dimensões da sustentabilidade.

2. Sustentabilidade ambiental na agricultura:os recursos (solo, água, energia e biodiversidade), os meios de produção e as emissões.

3. Sustentabilidade social na agricultura:o emprego, a qualidade de vida e a cidadania.

4. Sustentabilidade económica na agricultura: a rendibilidade económica de actividades e sistemas de produção de agricultura biológica.

5. Ferramentas de análise de sustentabilidade. Análise do ciclo de vida. Indicadores e índices. Metodologias de construção, selecção e validação de indicadores de sustentabilidade.

6. Aspectos práticos de incremento da sustentabilidade numa exploração agrícola.

Estágio(s)

NAO