Alemão A2 | 60 horas | regime E-learning

Métodos de Ensino

Ministração de sessões formativas à distância com a participação ativa dos estudantes.

Implementação de várias técnicas digitais e pedagógicas, estimulando diferentes estilos de aprendizagem, i.e., funcionalidades audiovisuais e colaborativas das plataformas Zoom e Nónio e exercícios online.

Aplicação de métodos do ensino de línguas indutivos, dedutivos, interrogativos, ativos e expositivos na apresentação e interiorização de novos conteúdos.

Realização de atividades individuais e em grupo nas componentes anteriormente descritas. Orientação e monitorização do autoestudo e da autoavaliação.

Utilização de manual de estudo, proporcionando uma base estrutural dos conteúdos a adquirir. Enriquecimento da aprendizagem com recursos digitais online e material autêntico dos países da língua alemã, i.e. objetos reais e websites etc., possibilitando a ligação ao mundo real e a interação com a língua.

Avaliação: presença (20%), tarefas (50 %), exame final (30%)

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular correspondem às competências do nível A2, estipuladas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Conselho da Europa). Em conformidade com este padrão, o curso visa desenvolver, nos estudantes, conhecimentos e aptidões que lhes permitam comunicar na língua alemã de forma básica, podendo realizar tarefas simples do dia-a-dia e comunicar no âmbito de assuntos habituais, comuns e familiares, utilizando linguagem simples e expressões de uso corrente. A realização de tais ações tem como base um conjunto de capacidades comunicativas a adquirir e a aperfeiçoar pelos estudantes, i.e., consciência sociocultural, eficácia de interação interpessoal, domínio gramatical, lexical e fonológico da língua alemã.

Programa

1. Línguas, migração, aprendizagem e trabalho

2. Família e grau de parentesco, eventos familiares

3. Viagens e os meios de transporte

4. Hobbies, interesses, desportos

5. Os media, emails e SMS, reclamações

6. A gastronomia, saídas, conhecer alguém

7. Habitação urbana e rural, mudança de casa

8. Interesses culturais e relatos de viagens

9. Ambições profissionais, CV, anúncios de emprego

10. Festas culturais, tradições, prendas

11. Filmes, emoções, atores

12. Produtos, invenções, objetos

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Exame - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FUNK, H. & KUHN, C. (2017). Studio express Kompaktkurs Deutsch A2 Kursbuch Übungsbuch. Berlin: Cornelsen Verlag