Ambiente e Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Construção progressiva de modelos interpretativos do mundo, de cariz sistémico e funcional, proporcionando a identificação e compreensão de conceitos chave em ecologia e dos impactes da intervenção humana sobre os ecossistemas. Privilegia visitas de estudo.
Fomenta-se diagnóstico e análise de problemas socioambientais, mediante recolha de documentos de base científica, sistematização e apresentação de informação; incentiva-se discussão sobre natureza multifatorial dos problemas ambientais; reflete-se sobre a dimensão ética e cívica na problemática ambiental.
Promove planeamento de atividades práticas. Orientação Tutorial.
Avaliação contínua considera desempenho individual, assiduidade, pontualidade, motivação e participação (20%); elaboração de documentos escritos (40%) e apresentação de comunicações orais (40%), valorizando estrutura e organização da informação; adequação aos objetivos, linguagem utilizada, qualidade d informação científica, reflexão crítica. Exame (100%).

Resultados de Aprendizagem

Compreender conceitos chave das ciências da natureza/ecologia;
Compreender a importância dos ecossistemas para o bem-estar humano
Identificar processos e interações que ocorrem nos sistemas naturais;
Reconhecer os impactes das interações sujeito/ambiente, baseadas na noção de sistema;
Perceber a importância da literacia ecológica e ambiental como fator preponderante para a sustentabilidade ambiental;
Reconhecer diversos contextos de ensino e de aprendizagem promotores de literacia ecológica e ambiental;
Desenvolver competências no domínio conceptual, procedimental e atitudinal para a intervenção ao nível da educação para a sustentabilidade ambiental.

Programa

Conceitos fundamentais das ciências da natureza/ecologia; Ecossistemas- suporte de vida;
Componentes e processos funcionais inerentes aos ecossistemas;
Serviços dos Ecossistemas e bem estar humano;
Problemas socioambientais – Implicações dos modelos de desenvolvimento social e económico na capacidade de suporte de vida do planeta e implicações para o bem-estar humano;
Determinantes para a sustentabilidade ambiental – valores e princípios em que se baseia o desenvolvimento sustentável;
Contextos favoráveis de ensino e de aprendizagem promotores de literacia ecológica e ambiental;
Práticas de educação para a sustentabilidade ambiental.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação de comunicações orais - 40.0%
  • - Elaboração de documentos escritos - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bartels, K. A. & Parker, K. A. (2012). Teaching Sustainability. Stylus Publishing.
Castro, P., Azeiteiro, U.M., Bacelar-Nicolau, P., Filho, W.L. & Azul,A. A. (Eds.). (2016). Biodiversity and education for sustainable development. Springer.
Clarke, P. (2011). Education for Sustainability: Becoming Naturally Smart. Routledge Publishing.
Colman, D., Bennett. L., & Barlow, Z. (2012). Ecoliterate. How Education are cultivating emotional, social an ecological intelligence. Jossey-Bass.
Gerald A. Lieberman. 2013. Education and the environment. Creat Standards–based programs in schools and districts. Harvard Education Press
Holland. C. (2012). I love my world. The playful, hands-on, nature connection guidebook. 2nd edition. Wholeland Press.
UNEP, CDB & OMS (Eds.) (2015). Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health A State of Knowledge Review.
UNESCO (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UNESCO.