Análise de Dados e Estudos de Mercado

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de Probabilidades e Estatística.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição dos conteúdos programáticos.

Aulas laboratoriais de resolução de exercícios teórico-práticos, principalmente recorrendo a software de estatística.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

Pretende-se que o aluno adquira as bases necessárias para participar em estudos de mercado e realizar análises de dados, recorrendo a ferramentas computacionais utilizando o software / linguagem de programação R.

Competências:

– Aquisição da linguagem essencial associada à Análise de Dados e Estudos de Mercado que permita aos estudantes desenvolver de forma autónoma os seus futuros projetos profissionais, bem como a capacidade de integrar equipas multidisciplinares envolvendo especialistas e clientes. 

– Saber escrever código básico usando a linguagem R e interpretar os resultados obtidos

Programa

1. Introdução à análise de dados e dos estudos de mercado. Noções fundamentais: como construir um questionário/estudo, dados primários e secundários, escalas, desenho de questionários, amostragem e métodos de recolha de dados.

2. Revisão sobre testes de hipóteses paramétricos. Teste para a média, para a variância e para a proporção. Teste para comparação de médias, de variâncias e de proporções de duas populações. Testes de ajustamento. Testes de independência. Análise de Variância.

3. Análise de dados usando técnicas de estatística multivariada, com recurso ao software/linguagem R, incluindo regressão múltipla e análise em componentes principais.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Relatório, com discussão oral, de um projeto - 40.0%
  • - Exame escrito - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • Apontamentos das aulas, disponibilizados pelo docente responsável 
  • Ross, S. – Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists, Elsevier 
  • Ryan, T. – Modern Engineering Statistics, Wiley
  • Hill, M. & Hill, A. – Investigação por questionário, Edições Sílabo 
  • Reis, E. – Estatística Multivariada Aplicada, Edições Sílabo