Análise de Dados Multivariada

Estatística Descritiva. Análise de Regressão Linear Simples.

O desenvolvimento de cada assunto será feito de forma semelhante, em particular: introdução, caracterização da técnica e apresentação e discussão das opções e outputs do SPSS recorrendo a um exemplo.

O principal objetivo desta unidade curricular é dotar os alunos com um conjunto de técnicas de análise de dados quando estes envolvem mais do que duas variáveis. Em particular, pretende-se que os alunos aprofundem e ampliem os conhecimentos que têm de análise de dados, que compreendam a necessidade das técnicas estudadas, que saibam aplicá-las recorrendo a um software adequado (SPSS) e que interpretem corretamente os resultados obtidos.

Introdução: Tipo de dados. Classificação das técnicas multivariadas. Exemplos.
Análise de Componentes Principais: Definição, construção, propriedades, significado geométrico e interpretação. ACP sobre dados normalizados vs dados não normalizados. Resolução de exemplos de aplicação usando o SPSS e interpretação de resultados.
Análise Factorial: Formulação do modelo. Métodos de estimação dos pesos factoriais. Rotação dos factores. Estimação dos valores dos factores. Resolução de exemplos de aplicação usando o SPSS e interpretação de resultados.
Análise Classificatória: Conceitos de dissemelhanças entre indivíduos. Métodos hierárquicos e métodos não-hierárquicos. Resolução de exemplos de aplicação usando o SPSS e interpretação de resultados.
Análise de Regressão Linear Múltipla: O modelo. Estimação dos coeficientes. Inferência sobre o modelo. Pressupostos. Métodos de selecção sequencial de variáveis. Resolução de exemplos de aplicação com o SPSS e interpretação de resultados.

Avaliação Periódica
  • - Trabalho prático 2 - 25.0%
  • - Teste - 50.0%
  • - Trabalho prático 1 - 25.0%
Avaliação Normal /Recurso
  • - Trabalho prático 1 - 25.0%
  • - Trabalho prático 2 - 25.0%
  • - Teste - 50.0%

Jonhson, R. A., Wichern, D. W., Applied Multivariate Statistical Methods, 6th Ed.,Prentice Hall, 2008.

Pestana, M. H., Gageiro, J. N., Descobrindo a Regressão – com a complementaridade do SPSS, 1ª ed, Edíções Sílabo, Lisboa 2005

M. Norusis, SPSS 18.0 Guide to Data Analysis, Prentice Hall, 2010

Marôco, J. , Análise Estatística com o SPSS Statistics 25, 7ª ed., Report Number, 2018

Pestana, M. H., Gageiro, J. N., Análise de Dados para Ciências Sociais – A complementaridades do SPSS, 6ª ed, Edíções Sílabo, Lisboa 2014