Análise de Mercados Turísticos

N/A

As matérias a lecionar nas aulas serão exploradas com base no método expositivo e na análise de documentos, estatísticas e relatórios de diferentes organismos nacionais e internacionais.

Sobre os diferentes conteúdos, nas aulas teórico-práticas serão elaborados trabalhos de pesquisa a realizar pelos alunos, incentivando a sua autoformação nos diversos domínios que compreendem a análise dos mercados turísticos.

A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores, podendo o aluno optar entre duas modalidades de avaliação, de acordo com o regulamento da ESEC: avaliação contínua e exame final.

Com esta Unidade Curricular, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sólidos sobre os principais mercados emissores de turistas para Portugal. Considerando a importância económica crescente que o sector do turismo tem vindo a assumir em Portugal, é essencial dotar os alunos de competências que lhes permitam interpretar tendências da procura turística global e reconhecer os mercados turísticos estratégicos para Portugal, bem como saber identificar oportunidades e desafios no desenvolvimento e captação de novos mercados. Os objetivos de aprendizagem passam assim por:

• Reconhecer os mercados turísticos estratégicos para Portugal e a sua dinâmica de desenvolvimento

• Compreender o comportamento e perfil dos mercados turísticos emissores para Portugal

• Identificar oportunidades de desenvolvimento de novos mercados turísticos

• Identificar a capacidade competitiva de Portugal face às características dos mercados emissores

•Compreender o comportamento do mercado turístico interno

1.     Enquadramento Conceptual

1.1.  Revisão dos principais conceitos e indicadores no estudo dos mercados turísticos

1.2.  Fontes de informação nacionais e internacionais

1.3.  Tendências de consumo turístico

2.     Análise dos Mercados Turísticos Emissores para Portugal

2.1.  Caracterização geral dos principais mercados turísticos

2.1.1.           Principais indicadores macroeconómicos

2.1.2.           Chegadas turísticas (fluxos de inbound)

2.1.3.           Partidas Turísticas (fluxos de outbound)

2.1.4.           Gastos turísticos (totais e por componente)

2.2.  Comportamento dos principais mercados turísticos para Portugal

2.2.1.           Evolução dos fluxos

2.2.2.           Perfil e Comportamento da Procura

2.2.3.           Procura turística por região

2.2.4.           Canais de distribuição

2.2.5.           Perspetivas de evolução

2.3.  Tendências e perspetivas de crescimento de novos mercados

3.     O Mercado Interno

3.1.  Dimensão da procura

3.2.  Perfil e comportamento da procura

Maria do Rosário Campos Mira

Avaliação contínua
  • - Prova Individual - 50.0%
  • - Trabalho nas aulas - 10.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%

Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. Lisboa: Lidel

Turismo de Portugal, IP. (2014). Estudo de satisfação dos turistas- Novembro 2014. Lisboa: TP

Organização Mundial de Turismo. Tourism 2020 vision. Madrid: OMT.

Turismo de Portugal, IP. (2014). Turismo 2020 Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal. Lisboa: TP

Turismo de Portugal, IP. (2015). Alemanha 2015: Caraterização do mercado emissor. Lisboa: TP

Turismo de Portugal, IP. (2015). Espanha Caraterização do mercado emissor. Lisboa: TP

Turismo de Portugal, IP. (2015). Rússia 2015: Caraterização do mercado emissor. Lisboa: TP

Turismo de Portugal, IP. (2014). Dossier de Mercado Reino Unido. Lisboa: TP

Turismo de Portugal, IP. (2014). Turismo em Números. Lisboa: TP

WTTC. Country Reports. Relatórios anuais.