Análise de Mercados Turísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas de caráter teórico-práticas serão exploradas com base em métodos expositivo e interrogativo, incentivando a autoformação nos diversos domínios da análise dos mercados turísticos. Para obterem aprovação (mínimo 10 valores), os Estudantes terão de optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1) Exame
A avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.
2) Avaliação contínua/periódica
A avaliação contínua/ periódica resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) realização de uma prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (50%);
b) realização de um trabalho prático em grupo, que deverá ser apresentado/defendido oralmente (35%), cuja ponderação se divide em componente escrita (25%) e componente oral (10%);
c) realização de exercícios no decorrer das aulas (15%).

Resultados de Aprendizagem

Com esta Unidade Curricular, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sólidos sobre os principais mercados emissores de turistas para Portugal. Considerando a importância económica crescente que o sector do turismo tem vindo a assumir em Portugal, é essencial dotar os alunos de competências que lhes permitam interpretar tendências da procura turística global e reconhecer os mercados turísticos estratégicos para Portugal, bem como saber identificar oportunidades e desafios no desenvolvimento e captação de novos mercados. Os objetivos de aprendizagem passam assim por:
• Reconhecer os mercados turísticos estratégicos para Portugal e a sua dinâmica de desenvolvimento
• Compreender o comportamento e perfil dos mercados turísticos emissores para Portugal
• Identificar oportunidades de desenvolvimento de novos mercados turísticos
• Identificar a capacidade competitiva de Portugal face às características dos mercados emissores
•Compreender o comportamento do mercado turístico interno

Programa

1. Enquadramento conceptual
1.1. Revisão dos principais conceitos e indicadores no estudo dos mercados turísticos
1.2. Fontes de informação nacionais e internacionais
2. Análise estrutural de um mercado turístico: O caso do mercado interno nacional
2.1. Importância e dimensão
2.2. Caraterização geral
2.3. Perfil e comportamento
3. Análise dos mercados turísticos emissores para Portugal
3.1. Caraterização geral dos principais mercados turísticos
3.1.1. Principais indicadores macroeconómicos
3.1.2. Chegadas turísticas (fluxos de inbound)
3.1.3. Partidas Turísticas (fluxos de outbound)
3.1.4. Gastos turísticos (totais e por componente)
3.2. Comportamento dos principais mercados turísticos para Portugal
3.2.1. Evolução dos fluxos
3.2.2. Perfil e Comportamento da Procura
3.2.3. Procura turística por região
3.2.4. Canais de distribuição
3.2.5. Perspetivas de evolução
3.3. Tendências e perspetivas de crescimento

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ETC – European Travel Comission (April, 2022). Monitoring sentiment for domestic and intra-european travel – WAVE 11 | 2022. https://etc-corporate.org/reports/monitoring-sentiment-for-domestic-and-intra-european-travel-wave-11/
Gallego, I., Font, X. & González-Rodríguez, M. R. (2022). The impact of COVID-19 on European tourists’ attitudes to air travel and the consequences for tourist destination evoked set formation. Tourism Management Perspectives, 41 (2022), 1-11. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2022.100945
Turismo de Portugal (May, 2021). Fluxos turísticos para Portugal. https://travelbi.turismodeportugal.pt/mercados/
Williams, N. L., Wassler, P., & Ferdinand, N. (2022). Tourism and the COVID-(Mis) infodemic. Journal of Travel Research, 61(1), 214–218. https://doi.org/10.1177/0047287520981135