Análise de Requisitos

Conhecimentos de Base Recomendados

Processos de Engenharia de Software.

Modelação e Design de software.

Linguagem UML.

Métodos de Ensino

A unidade curricular inclui aulas teóricas e aulas práticas.

Nas aulas teóricas são apresentadas as metodologias e exemplos de aplicações a casos de estudo.

As aulas práticas incidem na resolução de fichas de trabalho e acompanhamento de um projeto de desenvolvimento e gestão de requisitos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende o desenvolvimento de competências para análise e especificação de software.

Os principais objectivos consistem:

– Aquisição de conhecimento teórico e prático na área de engenharia de requisitos;

– Conhecer e aplicar técnicas avançadas de análise de requisitos;

– Proporcionar a aplicação destes conhecimentos a problemas reais.

As principais competências a adquirir são:

– Analisar um problema, identificar as suas características e desenhar uma solução (SRS);

– Reconhecer as vantagens e limitações das metodologias apresentadas;

– Desenvolver novas estratégias de forma autónoma.

Programa

1. Introdução e Visão Geral

2. Processos de Engenharia de Requisitos

3. Técnicas de Levantamento de Requisitos

4. Análise UX

5. Negociação de Requisitos

6. Documentação

7. Validação de Requisitos

8. Gestão de Requisitos

9. Rastreamento

10. Engenharia de Requisitos no Desenvolvimento Ágil UX

11. Definição de Requisitos Orientada a “Pontos de Vista”

12. Requisitos para Sistemas Interativos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

Benyon, D. (2014). Designing interactive systems: A comprehensive guide to HCI, UX and interaction design, 1A-12-175 (ISEC) – 16890

Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education. 1A-7-58 (ISEC) – 13424

Kotonya, G., & Sommerville, I. (1998). Requirements engineering: processes and techniques. John Wiley & Sons, Inc..1A-7-74 (ISEC) – 14675

Graham, I. (2008). Requirements modelling and specification for service oriented architecture. John Wiley & Sons.1A-7-84 (ISEC) – 14948

 

Complementar:

Pohl, K. (2010). Requirements engineering: fundamentals, principles, and techniques. Springer Publishing Company, Incorporated.

Krug, S. (2006). Don’t make me think! A common sense approach to usability. Berkeley, CA : New Riders, cop. 2006.

Lutowski, R. (2016). Software requirements: encapsulation, quality, and reuse. Auerbach Publications.

Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education.

Cohn, M. (2004). User stories applied: For agile software development. Addison-Wesley Professional.

Leffingwell, D., & Widrig, D. (2000). Managing software requirements: a unified approach. Addison-Wesley Professional.

Sommerville, I. (2001). Quality Management. Sommerville, I., Software Engineering, 6th ed., Addison-Wesley, 535-556.

 Hull, E., Jackson, K., & Dick, J. (2005). Requirements engineering in the solution domain (pp. 109-129). Springer London.

Fowler, M. (2004). UML distilled: a brief guide to the standard object modeling language. Addison-Wesley Professional.