Análise de Requisitos

Conhecimentos de Base Recomendados

Engenharia de Software.

Modelação e Design.

Linguagem UML.

Métodos de Ensino

A unidade curricular inclui aulas teóricas e aulas práticas.

Nas aulas teóricas são apresentadas as metodologias e exemplos de aplicações a casos de estudo.

As aulas práticas incidem na resolução de fichas de trabalho e acompanhamento de um projeto de desenvolvimento e gestão de requisitos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende o desenvolvimento de competências para especificação de software.

Os principais objectivos consistem:

– Aquisição de conhecimento teórico e prático na área de engenharia de requisitos;

– Conhecer e aplicar técnicas avançadas de análise de requisitos.

– Proporcionar a aplicação destes conhecimentos a problemas reais.

As principais competências a adquirir são:

– Analisar um problema, identificar as suas características e desenhar uma solução;

– Reconhecer as vantagens e limitações da utilização das metodologias apresentadas;

– Desenvolver de forma autónoma novas estratégias;

Programa

1. Introdução e Visão Geral

2. Processos de Engenharia de Requisitos

3. Levantamento de Requisitos

4. Análise UX e Negociação de Requisitos

5. Documentação

6. Validação de Requisitos

7. Gestão de Requisitos

8. Rastreamento

9. Engenharia de Requisitos no Desenvolvimento Ágil UX

10. Definição de Requisitos Orientada a “Pontos de Vista”

11. Requisitos para Sistemas Interativos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

Kotonya, G., & Sommerville, I. (1998). Requirements engineering: processes and techniques. John Wiley & Sons, Inc..1A-7-74 (ISEC) – 14675

Benyon, D. (2014). Designing interactive systems: A comprehensive guide to HCI, UX and interaction design, 1A-12-175 (ISEC) – 16890

Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education. 1A-7-58 (ISEC) – 13424

Graham, I. (2008). Requirements modelling and specification for service oriented architecture. John Wiley & Sons.1A-7-84 (ISEC) – 14948

 

Complementar:

Krug, S. (2006). Don’t make me think! A common sense approach to usability. Berkeley, CA : New Riders, cop. 2006.

Lutowski, R. (2016). Software requirements: encapsulation, quality, and reuse. Auerbach Publications.

Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education.

Cohn, M. (2004). User stories applied: For agile software development. Addison-Wesley Professional.

Leffingwell, D., & Widrig, D. (2000). Managing software requirements: a unified approach. Addison-Wesley Professional.

Sommerville, I. (2001). Quality Management. Sommerville, I., Software Engineering, 6th ed., Addison-Wesley, 535-556.

 

Hull, E., Jackson, K., & Dick, J. (2005). Requirements engineering in the solution domain (pp. 109-129). Springer London.

Fowler, M. (2004). UML distilled: a brief guide to the standard object modeling language. Addison-Wesley Professional.