Análise de Vibrações

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em Engenharia Mecânica ou em áreas afins.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas o conteúdo é exposto através da utilização conjunta do quadro e de apresentações em PowerPoint. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios tipo. 

Resultados de Aprendizagem

Transmitir aos alunos as ferramentas fundamentais para a análise da vibração de componentes e estruturas. Esta unidade curricular contribui, principalmente, para a aquisição da seguinte competência específica pelos alunos: Conhecer e saber aplicar a análise dinâmica de mecanismos e as técnicas de detecção de avarias em equipamentos, bem como planear e implementar planos de manutenção industrial.

Programa

1. Introdução: elementos dum sistema vibratório; vibração livre e vibração forçada; vibração com e sem amortecimento; tipos de amortecimento; movimento harmónico; procedimento na análise de vibrações. 2. Sistemas discretos com um grau de liberdade: vibração livre não amortecida; frequência própria de vibração; vibração livre amortecida; sistemas subamortecidos, sobreamortecidos e com amortecimento crítico; ressonância; vibração forçada; resposta a solicitações sinusoidais; resposta a solicitações periódicas; isolamento de vibração e transmissibilidade; força transmitida à fundação; movimento relativo. 3. Sistemas discretos com N graus de liberdade: formulação matricial; valores próprios e vectores próprios; teorema da expansão; desacoplamento das equações; análise modal. 4. Análise experimental de vibrações: transdutores; excitadores; análise de sinal; testes dinâmicos de máquinas e estruturas; balanceamento de peças rotativas; velocidade crítica de veios; Isolamento de vibrações.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Borrego, L. P. – Introdução à Análise de Vibrações, Textos Pedagógicos. ISEC, 2002

Rao, S. – Mechanical Vibrations, 2ª ed., Addison-Wesley, 1990.

Meirovitch L, Fundamentals of Vibrations, McGraw-Hill, 2001.