Análise Dramatúrgica II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologias:
– Exposição e discussão dos conteúdos programáticos;
– Exemplificação dos conteúdos expostos através da análise de textos previamente escolhidos.
– Exercícios práticos, realizados em grupo, de análise de textos dramáticos ou de espetáculos.

Avaliação exclusivamente contínua (Art. 13.5 do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESEC)
Participação presencial nas aulas obrigatória (Art. 2.2 do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESEC)
Critérios:
Participação nos trabalhos de grupo desenvolvidos na aula- 20%
Trabalhos escritos individuais- 80%

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO AO EXAME DE RECURSO OU MELHORIA (Art. 13.8 – Regul. Acad. do 1º ciclo de Estudos da ESEC)
– Presença em 50% das aulas previstas
– 8 val. na avaliação de frequência

 

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:
1. Situar o texto dramático no universo da literatura de ficção, destacando a sua natureza e a sua especificidade.
2. Estabelecer a relação entre escrita dramática e escrita cénica. 3.Identificar as principais categorias do método de análise do texto de teatro desenvolvido por Michel Vinaver.
4. Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de peças de vários géneros, períodos e estilos.
5. Aplicar as principais técnicas de análise em peças previamente determinadas a fim de investigar e poder revelar as suas potencialidades cénicas.
6. Desenvolver a capacidade de apresentar argumentações fundamentadas e de saber integrar produtivamente os pontos de vista alheios.
7. Apresentar propostas que correspondam a opções dramatúrgicas concretas e fundamentadas.

Programa

I – Principais categorias do método de análise do texto de teatro desenvolvido por Michel Vinaver:
Figuras textuais:
1. Figuras textuais que se aplicam a uma réplica ou parte de réplica (Ataque, Defesa, Contra-ataque, Esquiva, Aproximação).
2. Figuras textuais que se aplicam a um conjunto de réplicas (Duelo; Duo; Interrogatório; Coro ou ainda: Narrativa; Argumentação; Profissão de fé; Anúncio; Citação; Solilóquio; Discurso ao público; Discurso compósito)
3. Figuras textuais que se aplicam a uma réplica na sua relação com o material textual que a precede (Encadeamento ou encaixe; Efeito de espelho ou eco; Repetição-variação)
Eixos dramatúrgicos:
Estatuto da palavra; Carácter da ação de conjunto; Situação; Informações; Acontecimentos; Temas; Estatuto das ideias; Personagens; Estatuto do Espetador; Equívoco e armadilha; Surpresa; Ritmo.
II TRABALHO DRAMATÚRGICO
1. Entre o texto e a cena
2. Escrita dramática e escrita cénica
3.O estatuto do texto
4. Polissemia e escrita cénica

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

DANAN, Joseph, O que é a dramaturgia?. Évora: Licorne, 2010
PAVIS, Patrice, Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspetiva, 2010
ROUBINE, Jean-Jacques, A linguagem da encenação teatral 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar editores, 2006
RYNGAERT, Jean-Pierre, Introdução à análise do teatro. Lisboa: Edições Asa, 1992
SARRAZAC, Jean-Pierre, A Invenção da Teatralidade. Porto: Deriva, 2009
UBERSFELD, Anne, Os termos-chave da análise textual. Évora: Licorne, 2010
VINAVER, Michel, Écritures Dramatiques. Arles: Actes Sud, 1993