Análise e Técnicas de Composição 1

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir os conhecimentos adquiridos em FM 1.

Métodos de Ensino

Dado o cariz teórico-prático da unidade curricular, serão utilizadas metodologias expositivas e activas na apresentação dos diferentes conteúdos a abordar, recorrendo ao trabalho autónomo, colaborativo e cooperativo dos alunos.

Avaliação Contínua:
Os alunos que optem pela avaliação continua serão avaliados da seguinte forma: A nota final será o resultado dos vários trabalhos, individuais e de grupo, realizados dentro e fora da sala de aula, aos quais será atribuido um peso de acordo com o grau de dificuldade e de esforço necessário para os realizar.
Avaliações de Técnicas de Composição – 50,0 %
Avaliações de Análise – 50,0 %

Avaliação por exame:
Exame escrito – 100,0 %

 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender e usar os códigos musicais
2. Reconhecer as diferentes épocas históricas e respetiva produção musical
3. Identificar, selecionar e adaptar repertório a grupos musicais específicos
4. Conceber arranjos musicais vocais/instrumentais

Programa

MÓDULO I (Técnicas de Composição)

1. CONTRAPONTO
1.1. Contraponto simples a 2 vozes.
1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Espécie.
1.2. O tratamento do texto.
Escrita de um “Benedictus” ou um “Kyrie” a duas vozes.

MÓDULO II (Análise)
1. Análise Funcional.
1.1. Funções tonais.
1.1.1. Graus da Escala e suas funções.
1.1.2. Notas ornamentais.
1.2. Acordes de Quarta e Sexta.
1.3. Acordes de Sexta consecutivos.
1.3.1. Sequências harmónicas.
1.4. Dominantes Secundárias.
1.4.1. Resolução regular.
1.4.2. Resolução irregular.
1.4.3. Dominantes Secundárias consecutivas.
1.5. Modulações.
1.5.1. Modulações a tons próximos.
1.5.2. Modulações a tons afastados.
1.6. Acordes de Sétima Diminuta.
1.6.1. Modulações utilizando acordes de sétima diminuta.
1.7.Sexta Napolitana.
1.7.1. Modulações com o acorde de Sexta Napolitana.
1.8. Acordes de Sexta Aumentada.
1.8.1. Italiana.
1.8.2. Alemã.
1.8.3. Francesa.
1.8.4. Modulações empregando os acordes de sexta Aumentada.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Avaliações de Análise - 50.0%
  • - Avaliações de Técnicas de Composição - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALDWELL, Edward / SCHACHTER, Carl (1989): Harmony and Voice Leading, Orlando, Harcourt Brace Javano Publishersvich
Arlim, Mary; Lord, Charles; Ostrander, Arthur e Porterfield, Marjorie – Music Sources, A Collection of Excerpts and Complete Movements (second edition), New Jersy, Prentice Hall.
KOELLREUTTER, Hans Joachim: Contraponto Modal do século XVI (Palestrina), Brasília, Brasília Artes Gráficas
LAMAS, Elisa (2008): Sebenta de Harmonia, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa
PISTON, Walter (1984): Orquestácion, Madrid, Real Musical
REGER, Max (1978): Contribuciones al estudio de la modulación, Madrid, Real Musical
SCHOENBERG, Arnold (1974):Tratado de Armonía, Madrid, Real Musical
SCHOENBERG, Arnold (1989): Fundamentos de La Composicion Musical, Madrid, Real Musical