Análise Estratégica em Relações Públicas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino e avaliação:

i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva e de análise e discussão de casos.

ii) sessões práticas com a possibilidade de aplicar os conceitos adquiridos.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

 a)participação em aula: 15%

 b) realização de uma análise-diagnóstico à cultura de uma organização à escolha: 30% (mínimo, 9,5)

 c) realização de uma análise-diagnóstico ao sistema de comunicação da mesma organização: 30% nota mínima 9,5)

  d) um teste: 25% (nota mínima = 7,5 valores)

AVALIAÇÃO POR EXAME

Será baseada na realização de três provas: um teste escrito no final do semestre, correspondendo a 50% da nota e dois trabalhos, em grupo, idênticos aos da avaliação contínua (30+20% da nota) com as mesmas condições.  Os trabalhos prático devem ser submetidos à apreciação da docente, antes da data do exame

Resultados de Aprendizagem

• Conhecer e compreender o processo das Relações Públicas nas suas múltiplas etapas.

• Identificar a necessidade de uma investigação para a eficácia do processo de tomada de decisão em Relações Públicas.

• Identificar e interpretar os materiais que constituem o discurso institucional.

• Saber interpretar e transmitir as posições de gestão em consonância com a estratégia e a imagem da organização

Programa

1. Contextos da Análise Estratégica em Relações Públicas: importância e implicações para a pesquisa

2. Perceber a organização a partir de dentro: a cultura organizacional, públicos e stakeholders e auditoria interna da comunicação.

3. Perceber a organização a partir da envolvente externa: stakeholders externos e pesquisa de imagem

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 25.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Trabalho de análise à cultura - 30.0%
  • - Trabalho de análise ao Sistema de Comunicação - 30.0%
Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Austin. E. W  &  Pinkleton B. E. (2015). Strategic Public Relations Management. NY: Routledge.

– Gregory A. (2015). Planing and Managing Public Relations Campaigns: a strategic approach. London. Kindle Editions ( 4ª Edition).

– Heath R. L. (Ed) (2010). Handbook of Public Relations. Sage Publications.

– Grunig J. E. & Hunt, T. (2003). Direccion de Relaciones Públicas. Madrid: Gestion 200

– Smith, R. D. (2020). Strategic planning for public relations. Routledge.

– Thévenet, M. (1997), “Cultura de empresa – Auditoria e mudança”. Lisboa: Monitor. [ESEC 658/85]0