Análise Microeconómica

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina procura aprofundar os conceitos leccionados na disciplina de Microeconomia.

Pretende-se que o aluno compreenda a formação das escolhas do consumidor, quando tem gostos diferenciados, em multi-período, no contexto de incerteza e as limitações das suas escolhas.

Procura-se que o aluno compreenda a formação de preços com segmentação de mercados e diferenciação de produtos. Por fim, pretende-se que o aluno obtenha conhecimentos analíticos, em termos microeconómicos, que lhe permitam tomar as melhores decisões na resolução dos problemas que encontrar na sua actividade profissional enquanto gestor.

Programa

1. Introdução

2. A economia da informação e o gosto do consumidor

-Economia da informação

-Preferências altruístas

-Papel estratégico das preferências

-Gostos diferenciados

-Importâncias dos gostos

3. Limitações do comportamento do consumidor

-Custos irreversíveis

-Custo monetário verso custo de oportunidade

-Escolha em contexto de incerteza

-Enviesamentos

-Dificuldade da escolha

4.Monopólio

-Causas de Monopólio

-A maximização dos lucros

-Segmentação do mercado e discriminação de preços Categorias de segmentação Tipos de discriminação de preços

-A perda de Eficiência do Monopólio

5.Concorrência Imperfeita

-Introdução à Teoria dos Jogos

-Oligopólio

O Modelo de Cournot

O Modelo de Strackelberg

O Modelo de Bertrand

-Concorrência Monopolística 

Modelo de Chamberlin Diferenciação Espacial

-Diferenciação do produto

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Modelos de diferenciação horizontal

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Frank, R.(2006), “Microeconomia e Comportamento”, McGraw-Hill, 6ª edição.

Frank, R.(2010), “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill, eighth edition

Mankiw, G. (2006) “Principles of Microeconomics”, South-Western College Pub; Fourth edition

Varian, H.(2005), “Intermediate Microeconomics: A Modern Approach”, W. W. Norton & Company, Seventh edition.