Anatomia Aplicada ao Desporto

Os conteúdos programáticos serão lecionados em sessões de apresentação da matéria recorrendo a diapositivos, vídeos e modelos anatómicos. Paralelamente, será solicitado aos estudantes a realização de fichas de trabalho sobre conteúdos específicos, durante e fora das horas de contacto consignadas a esta unidade curricular. Estão ainda previstas aulas práticas, em contexto laboratorial e de ginásio, nomeada e respetivamente para os conteúdos de anatomia de superfície, análise regional do aparelho osteoarticular, e análise da participação muscular no movimento. Usar-se-á também o apoio da plataforma e-learning da escola e dos documentos referenciados para estudo dos conteúdos programáticos.
A avaliação é contínua ou por exame.
Para avaliação contínua [100% = 20 valores] são considerados os itens:
1. Testes e avaliações teóricas: 55%
2. Provas práticas e teórico práticas: 45%
O exame consta de uma prova teórica (100%).

1. Conhecer e compreender a morfologia e funções de organitos, células, tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas relacionados com a atividade locomotora humana.
2. Compreender as dinâmicas de interação das diferentes estruturas corporais nos comportamentos posturais e locomotores.
3. Diferenciar tipos de movimentos em função do nível de controlo motor.
4. Conhecer e compreender tipologias de participação de músculos e estruturas articulares associados a determinada postura ou movimento.

1. Organização geral do corpo humano: posição anatómica de referência; planos do corpo; estrutura e funcionamento da célula; processos de transporte celular; tecido conjuntivo do aparelho locomotor; Anatomia de superfície.
2. Análise do sistema osteoarticular: caracterização histológica do tecido ósseo; fundamentos de artrologia; análise regional do sistema osteoarticular.
3. Miologia: estrutura e função do músculo esquelético; Distribuição, nomenclatura e ações; análise da participação muscular no movimento.
4. Sistema nervoso: organização estrutural e funcional do tecido nervoso; participação no sistema neuromuscular
5. Sistema cardiocirculatório: estrutura e função do coração e dos vasos sanguíneos; atividade elétrica do coração; mecanismos de regulação do batimento cardíaco e da pressão arterial.
6. Aparelho respiratório: estrutura e função mecânica ventilatória.

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 55.0%
  • - Provas práticas e teórico-práticas - 45.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Correia, P. (2012). Estudo do Movimento. Lisboa: Edições FMH.
Whiting, W. & Rugg, S. (2012). Dynatomy – Dynamic Human Anatomy. (2ª ed) Champaign: Human Kinetics.
Correia, P. (Ed.) (2012) Aparelho Locomotor: Função Neuromuscular e Adaptações à Atividade Física. Lisboa: Edições FMH
Correia, P. & Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor: Anatomofisiologia dos Sistemas Nervoso, Osteoarticular e Muscular. Lisboa: Edições FMH.
Correia, P., Espanha, M.; Freitas, S.; Oliveira, R. & Pascoal, A. (2012). Estudo do Movimento: Exercícios e Estudos Práticos: Lisboa: Edicções FMH.
Behnke, R. (2012) Kinetic Anatomy. (3ª ed) Champaign: Human Kinetics
Tate, P. (2012). Seeley’s Principles of Anatomy & Physiology. (2ª ed) New York: Mcgraw Hill.