Animação de Idosos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

s metodologias de ensino e aprendizagem assumem um carácter ativo, participativo e dinâmico, integrando uma combinação de exposições sistematizadas de informações com análises críticas; trabalhos de elaboração de propostas de atividades e pequenos projetos, observação participativa, pesquisa e de reflexão crítica fundamentada; apresentações e discussão de trabalhos, entre outras atividades diversificadas.

Os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou avaliação por exame.

A avaliação contínua contempla a qualidade do contributo da participação individual nas atividades no âmbito da unidade curricular (50%) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo (50%: trabalho escrito (25%) e apresentação e discussão (25%)). A avaliação por exame apresenta-se sob a forma de prova escrita sem consulta.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer e dominar conceitos, fundamentos, valores, princípios, estratégias e práticas de educação e animação sociocultural e socioeducativa.
2. Proporcionar experiências de aprendizagem à e com a Pessoa Idosa e manter/ promover um ambiente rico e estimulante.
3. Apoiar a Pessoa Idosa na planificação das suas estratégias para o envelhecimento ativo e saudável, na promoção de novos interesses e novas atividades, no estímulo da vitalidade física e mental, visando o seu desenvolvimento e inclusão social.
3. Planificar e desenvolver atividades de educação e animação com a Pessoa Idosa e comunidade.

Programa

1 Animação de idosos
1.1 Conceitos, princípios, objetivos, metodologias, estratégias e técnicas de animação de idosos
1.2 Espaços e tempos de educação, aprendizagem e lazer, diversidade e flexibilidade de conteúdos, de instrumentos e técnicas de aprendizagem
1.3 Contextos/ instituições/ serviços de educação não-formal e de animação
1.4 Planificação e desenvolvimento de atividades de educação e animação
1.5 Projetos de animação de idosos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bastos, M.; Faria, C.; Pimentel, M.; SILVA, S. (2019). AgeNortC: Capacitar para a 4ª idade. Manual de práticas de base comunitária. IPVC.

García, L. (2010). Envejecimento activo y actividades socioeducativas con personas mayores. Madrid: Panamericana.

Jacob, L. (2013) Animação de Idosos. Porto: Mais Leituras.

Lima, M. (2006). Posso Participar? Actividades de desenvolvimento pessoal para idosos. Porto: Ambar.

Martins, E. (2013). Gerontologia & Gerontagogia e Animação Sociocultural em Idosos. Lisboa: Cáritas.

Serrano, G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Porto Editora.

Silva, S., et al. (2015). Ambientes amigos das pessoas idosas… In J. Pereira, M. Lopes, & T. Rodrigues, Animação Sociocultural, Gerontologia, Educação Intergeracional. Chaves: Intervenção.

Soeiro, D., Parreiral, S. & Patrão, C. (2020). Animar com o coração: planear uma sessão de animação socioeducativa com (e para) pessoas de idade avançada in Barradas & Oliveira, Aprender, Envelhecer, Ser… Lisboa: Alma Letra.