Animação e Recreação Desportiva

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

▣Aulas: TP, expositiva e prática de atividade física e Desportiva (AFD) experimental; PL, avaliação em AFD.  ▣ UC de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1.  40%: Prova prática/apresentação oral;  2.  50%: Prática experimental e avaliação em AFD;  3.  10%: Participação presencial em aulas PL (sem tolerância horária inicial face à hora e local notificados).  ▣Avaliação frequência/contínua/periódica: Aprovado se classificação ≥60% em 2 e ≥80% em 3.  ▣Avaliação exame (recurso/melhoria/especial): se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame [ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos ($)] se classificações em 1 ≥30%; em 2. ≥50% ;  em 3. ≥ 80%. ▣ Exame com provas teórica (40%/100%) e prática (60%/100%). Admissão oral: cf. com $.

Resultados de Aprendizagem

1.            Adquirir conhecimentos sobre objetivos, conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)

2.            Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em AR Desportiva

3.            Compreender o enquadramento legal das AR Desportiva

4.            Conhecer modelos de organização de sessões de AR Desportiva e de organização de torneios com equipas 

5.            Vivenciar práticas corporais, Actividade Física e Desportiva a serem implementadas em sessões de AR Desportiva

6.            Conhecer boas práticas de AR Desportiva com vista à promoção da atividade Desportiva e Física em contexto lúdico e a estilos de vida saudáveis

7.            Demonstrar melhoria do nível de desempenho motor em habilidades de coordenação e competência motora e de condição física

8.            Compreender o processo de coadjuvação na dinamização de atividades de AR Desportivas promovidas por profissionais de Ciências do Desporto.

Programa

1. Conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)

1.1. Origem, conceitos e fundamentos

1.2. perfil, as funções e formação dos profissionais animação e recreação desportiva e em atividades física e lúdicas-motoras

1.3. Enquadramento legal das Atividades de Animação e recreação desportiva

1.4. Modelo de sessão de AR Desportiva e de organização de torneio de equipas

2. Práticas corporais, Atividade Física e Desporto em AR Desportiva

2.1. Jogos:  1) cooperativos, 2) equipa pré-desportivos; 3) tradicionais portugueses

2.2. Percursos e circuitos: 1) orientação; 2) natureza; 3) condição física; 4) Habilidade Gímnicas; 5) Habilidades de deslocamento e equilíbrio; Habilidades de Perícia e Manipulação; 6) Atletismo; 7) Coordenação Motora; 8) Capacidade percetivo-motoras.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente Teórica - 40.0%
  • - Componente Prática - 60.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 40.0%
  • - Pratica experimental em AFD - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 •            Fundação Vale (2013). Caderno de esporte: Pedagogia da cooperação .   Brasil. Ver em caderno-de-esporte-12-pedagogia-cooperacao.pdf   https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225005 – Fundação Vale – Brasil.  

•             Huizinga, J. (1999). Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva.

•             Lança, R. (2004). Animação Desportiva e Tempos Livres, uma perspectiva de organização. Lisboa: Editorial Caminho.

•             Lança, R. (2007). O Desporto e o Lazer. Lisboa: Editorial Caminho.

•             Mendes, R., & Dias, G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais portugueses. Santa Comba Dão: Edições Convite à Música.   Ortí, J. (2004). La animación deportiva, el juego y los deportes alternativos. Barcelona:Inde.

•             Ramos, A. et al (2001). Animação desportiva para jovens. Coimbra: Almedina.