Animação II

Conhecimentos de Base Recomendados

– Conhecimento base em composição e edição de imagens digitais em Adobe Photoshop (rasterizadas) e Adobe Illustrator (vectoriais); – Conhecimento base de edição de vídeo e áudio.

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, numa das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Avaliação por exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AV. CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalho individual – peso de 90% na avaliação global;
AV. POR EXAME
– Componente teórica – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 70% na avaliação global do exame.

 

Resultados de Aprendizagem

3.1 Conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual e perceber os conceitos e a terminologia da composição e animação 3D, integrando os princípios básicos do discurso da animação.
3.2 Saber operar e manipular equipamentos de tecnologia digital de modelação.
3.3 Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realista ou criativo.
3.4 Capacidade de animar sólidos e figuras, assim como câmaras, com destreza técnica e estética.

Programa

4.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL

4.1.1 Contextualização teórica das artes audiovisuais na contemporaneidade.

4.1.2 Aplicação da Animação 3D em processo de autoria: apresentação de empresas; produções artísticas; e apoios de interesse relevante para futuros profissionais na área.

4.2. MODELAÇÃO

4.2.1 Instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.

4.2.2 Modelação de estruturas simples e complexas.

4.3. TEXTURAS E ILUMINAÇÃO

4.3.1 Uso apropriado de modos de texturas e materiais.

4.3.2 Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.

4.4. ANIMAÇÃO

4.4.1 Animação de objetos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.

4.4.2 Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 90.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Componente Teórica - 30.0%
  • - Componente Prática - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. Idea Group Inc.

Gallardo, A. (2001). 3D Lighting: History, Concepts and Techniques. Massachussets: Charles River Media.

Greyscalegorilla (2015). Tools and Training for 3D. Link: http://greyscalegorilla.com

Heller, S. & Womack, D. (2008). Becoming a Digital Designer. John Wiley & Sons, Inc.

http://www.schoolofmotion.com 03-01-2022 12:53 – Pedro José de Jesus Vale Vaz

Iamag (2015) Cinema 4D Tutorials, Link: http://www.iamag.co

Korenman, J. (2015) You are an Impostor. Florida School Of Motion Inc. Link:

Maestri, G. (1999). Animação digital em 3D.  Market Books.

Masters, M. (2015). How to Get Started with 3D. Link: https://www.pluralsight.com/blog/film-games/howto-get-started-in-3d

Powers, A. (2004). Cinema 4D – The Artist’s Projects Source Book.  CMP Bookes.

Prominto Lab (2015) Cinema 4D Tutorials, Cairo, Egypt. Link: http://www.promintolab.com/