Aplicações em Hardware

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Sendo esta uma disciplina eminente prática, a metodologia a utilizar terá como base um postura alicerçada na aprendizagem a partir da experiência, como corolário da exposição teórica prévia. Com efeito, as diferentes matéria em estudo serão apresentadas, partindo os alunos de imediato para uma realização prática, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos e técnicas expostas. Esta é uma disciplina eminentemente prática, pelo que a avaliação é realizada de uma forma contínua ao longo do semestre, envolvendo a realização por parte dos alunos de um conjunto de tarefas que permitam demonstrar o seu conhecimento dos conhecimentos e técnicas entretanto adquiridas.
Interesse, autonomia, assiduidade e pontualidade 20 %
Média simples dos vários trabalhos propostos 80 %

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão ser capazes de gerir e otimizar as diversas situações que envolvem a captação/gravação/reprodução de som, designadamente no que aos suportes físicos (hardware) diz respeito. Esta capacidade de operação traduz-se em termos concretos no conhecimento dos diferentes elementos constituintes de um sistema de som (fonte de sinal, microfone, pré-amplificador, mesa de mistura, unidade de efeitos e amplificadores/sistemas de reforço sonoro), seu critério de interligação e utilização correta.

Programa

1. O SINAL ELÉCTRICO
O sinal elétrico
A Lei de Ohm.
O Multímetro.

2. O SINAL ÁUDIO
Sinal áudio: balanceado e não balanceado.
Ligações: cabo blindado e não blindado; o cabo coaxial.
Terminais: TS e TRS; XLR e RCA.

3. SISTEMA SONORO
O conceito de sistema sonoro: o Public Adress (PA).
Elementos constituintes de um sistema sonoro: fonte sonora, pré-amplificador, amplificador, colunas.
Critérios de funcionamento de um sistema áudio.

4. FONTES DE SINAL: Microfones: dinâmicos e de condensador. Phantom power. Diagramas de polaridade; Técnicas de captação: mono e stereo (MS, XY, Blumlein, ORTF, NOS, AB) Sinais de linha: Características e especificidades: sinal e condutores
5. PRÉ-AMPLIFICADORES: Características e princípio de funcionamento.
Ganho do som.
Equalização

6. AMPLIFICADORES: Características: alimentação, andar de potência, transitores/válvulas de potência, condensadores de potência
Arquitetura: classe A, AB

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BARTLETT, B., & Bartlett, J. (2017). Practical recording techniques: The step-by-step approach to professional audio recording. Routledge.

COREY, J., & Benson, D. H. (2017). Audio production and critical listening: Technical ear training. Routledge, Taylor & Francis Group.

DAVIS, G., & Jones, R. (2000). The Sound Reinforcement Handbook. Hal Leonard Corporation.

EVEREST, F. A., & Pohlmann, K. C. (2022). Master handbook of acoustics. McGraw-Hill Education.

FONSECA, Nuno (2012). Introdução à Engenharia de som. FCA

HENRIQUE, L. L. (2014). Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian.

HOSKEN, D. (2018). Introduction to music technology. Taylor & Francis.

HUBER, D. M. (2021). The Midi manual: A practical guide to Midi within Modern Music production. Routledge, Taylor and Francis Group.

HUBER, D. M. & Runstein, R. E. (2018). Modern Recording Techniques. Focal Press.

MARQUES, M. P. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Ed. FCA.

RAYBURN, R. (2019). Eargle’s microphone book: From Mon