Aplicações em Software 1

Conhecimentos de Base Recomendados

Os Conhecimentos Base Recomendados são aqueles que decorrerem dos conteúdos e competências das unidades curriculares previstas no plano de estudos e previamente frequentadas pelos alunos e com conteúdos programáticas, competências e técnicas inerentes a esta unidade curricular, tais como:

Introdução ás Tecnologias da Música;

Acústica Física e Psicoacústica;

Acústica Musical e Organologia;

Aplicações em Hardware.

Métodos de Ensino

Esta unidade curicular é prática, possibilitando a aquisição de uma capacidade de desempenho e manipulação de ferramentas dedicadas. A cada conteúdo programático apresentado sucederá uma exploração prática, potenciando o conhecimento a partir da descoberta e manuseamento. A avaliação contemplará o desempenho e aquisição de conhecimentos, sendo aferidos a partir de um conjunto de trabalhos práticos propostos. Para alem disto, será considerado o desempenho e agilidade operacional demonstrados nas aulas, valorizando não só a autonomia conquistada (que decorre da avaliação do desempenho nas aulas, assiduidade, interesse) mas também a média ponderada dos trabalhos práticos propostos e realizados pelos alunos ao longo do semestre:
média dos trabalhos práticos realizados: 80 %
assiduidade, pontualidade, autonomia: 20 %

 

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e saber utilizar um conjunto de aplicações informáticas que permitam gravar, editar, inserir efeitos diversos, misturar e masterizar um fonograma. Este processo pressupõe o domínio das técnicas inerentes, desde a captação até à conclusão do processo, sob a forma de um ficheiro áudio masterizado no formato pretendido. Para tal serão disponibilizadas algumas aplicações informáticas de referencia, (Digital Áudio Workstation, plug-in de efeitos e software de endereçamento) que os alunos deverão saber usar corretamente.

Programa

1. O ESTUDIO CONTEMPORÂNEO
a. o estúdio contemporâneo: o computador no centro da ação;
b. o hardware informático: configurações, sistema(s) operativo(s) na ótica do utilizador;
c. o conceito de DAW (Digital Audio Workstation);
d. protocolos de comunicação e interligação (hardware e/ou software: USB, Thunderbolt, MADI, Dante);
e. critérios de utilização e desempenho em ambiente de gravação / edição (introdução).

2. A CAPTAÇÃO E GRAVAÇÃO
a. gravação em DAW: sinal de microfone; acerto de ganhos e definição de fluxo de sinal; definição de gama dinâmica e de headroom;
b. edição e mistura de ficheiros áudio multipista: fade e crossfade; critérios de automação;
c. efeitos: compressão, equalização e reverberação. Parâmetros associados e critérios de utilização. Conceito de plug-in;
d. DAW de referência: Reaper, AVID Pro Tools e Logic Pro.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BARTLETT, B., & Bartlett, J. (2017). Practical recording techniques: The step-by-step approach to professional audio recording. Routledge.

COREY, J., & Benson, D. H. (2017). Audio production and critical listening: Technical ear training. Routledge, Taylor & Francis Group.

COUSINS, M., & Hepworth-Sawyer, R. (2013). Practical mastering. Focal Press.

HUBER, D. M. (2021). The Midi manual: A practical guide to Midi within Modern Music production. Routledge, Taylor and Francis Group.

HUBER, D. M. & Runstein, R. E. (2018). Modern Recording Techniques. Focal Press.

KATZ, R. A. (2007). Mastering audio: The art and the science. Focal Press.

MOYLAN, W. (2015). Understanding and crafting the mix: The art of recording. Focal Press.

RAYBURN, R. (2019). Eargle’s microphone book: From Mono to stereo to surround. ROUTLEDGE.