Aplicações em Software 2

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Esta é uma unidade curricular de prática laboratorial, tendo em vista a aquisição por parte dos alunos de uma capacidade de desempenho e manipulação de ferramentas dedicadas. A cada conteúdo programático apresentado sucederá uma exploração prática, potenciando o conhecimento a partir da descoberta e manuseamento das ferramentas em uso.
A avaliação é exclusivamente contínua e é constituída pelos seguintes parâmetros:
Média dos trabalhos práticos realizados: 80 %
Assiduidade, pontualidade, autonomia: 20 %

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular constitui uma evolução na continuidade dos conhecimentos, competências e capacidade de desempenho adquiridas na disciplina de Aplicações em Software 1. Para além das competências adquiridas anteriormente – sustentadas por uma prática intensa, consistente e continuada, espera-se que os alunos reforcem a sua capacidade de intervenção e análise das diversas situações, mas também a consolidação da sua autonomia técnica e musical. Não obstante a faceta técnica e operacional, pretende-se que o aluno desenvolva a sua consciência técnica, criativa e de produção.

Programa

1. O ESTÚDIO VIRTUAL: GRAVAÇÃO, EDIÇÃO, MISTURA, MASTERIZAÇÃO
A importância da planificação: a pré-produção
Diversos tipos de captação: acústica, eletrónica, síntese; sinais de micro versus sinais de linha;

Efeitos (continuação): dinâmicos e de modulação
A edição áudio: critérios avançados
A mistura num ambiente DAW (continuação): headroom; relação sinal-ruído

2. PROTOCOLO MIDI
Arquitetura e características; comunicação, endereçamento e questões de linguagem; canais, modos de transmissão / recepção: omni, solo. Sistema exclusivo; a linguagem hexadecimal; mensagens; MSB e LSB.
Do Din 5 pinos ao USB.
O protocolo MIDI e os instrumentos virtuais: gravação, reprodução e endereçamento de mensagens MIDI associadas a instrumentos virtuais.
Gravação áudio de instrumentos virtuais

3. SÍNTESE (analógica e digital)
Síntese subtrativa: características e estrutura. Formas de funcionamento. Do analógico ao digital.
Síntese por amostra (sampler); modelação física.
Instrumentos virtuais.

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BARTLETT, B., & Bartlett, J. (2017). Practical recording techniques: The step-by-step approach to professional audio recording. Routledge.

COREY, J., & Benson, D. H. (2017). Audio production and critical listening: Technical ear training. Routledge, Taylor & Francis Group.

COUSINS, M., & Hepworth-Sawyer, R. (2013). Practical mastering. Focal Press.

HUBER, D. M. (2021). The Midi manual: A practical guide to Midi within Modern Music production. Routledge, Taylor and Francis Group.

HUBER, D. M. & Runstein, R. E. (2018). Modern Recording Techniques. Focal Press.

KATZ, R. A. (2007). Mastering audio: The art and the science. Focal Press.

MOYLAN, W. (2015). Understanding and crafting the mix: The art of recording. Focal Press.

RAYBURN, R. (2019). Eargle’s microphone book: From Mono to stereo to surround. ROUTLEDGE.