Aquisição de Dados e Instrumentação Virtual

As aulas serão lecionadas num laboratório com computadores com o software de apoio e placas de aquisição de dados de modo a permitir que durante ou depois da exposição dos conteúdos teóricos, seja possível exemplificá-los e realizar trabalhos práticos de aplicação destes.
A avaliação é efetuada através de exame final e de um mini-projecto em LabVIEW realizado em grupos de 2 alunos.

É objectivo desta disciplina dotar os alunos de conhecimentos específicos na área de aquisição de dados e da instrumentação virtual. Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos fundamentais da aquisição de dados e aprendam as técnicas de programação em LabVIEW adequadas para projectar e realizar sistemas de aquisição de dados biomédicos com recurso à Instrumentação Virtual.
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz, quando colocado sobre um problema concreto de aquisição e processamento de dados biomédicos, de projectar e implementar uma solução específica em LabVIEW, com interface profissional.

Aquisição de dados:
– Conversão analógica-digital e conversão digital-analógica.
– Acondicionamento de sinal: Amplificadores de instrumentação; Supressão de ruído em sinais; Isolamento; Filtros; Linearização.
– Placas de aquisição de dados: canais de entrada/saída analógicos e digitais, largura de banda dos sinais, resolução, gama dinâmica, determinação da taxa de amostragem.

Instrumentação virtual / Princípios de programação em labview:
– Introdução ao labview;
– Componentes de um instrumento virtual (vi)
– Ferramentas da programação
– Ciclos e subrotinas
– Gráficos
– Estruturas de dados
– Técnicas de manuseamento de erros
– Desenvolvimento aplicações
– Utilização de variáveis em labview
– Técnicas de projecto em labview
– Técnicas de sincronização: notificadores e filas de espera
– Programação por eventos
– Interface com o utilizador
– Ficheiros de entrada e saída: ficheiros de entrada e saída de baixo e alto nível; formato dos ficheiros; ficheiros binários, etc.