Arquitetura e Administração de Bases de Dados

Conhecimentos obtidos em Bases de Dados da LEI, ou LEI-PL.

Avaliação e Métodos de Ensino:
Um teste de PL/SQL (20%)
Um trabaIho prático com dois checkpoints intermédios (25%) – mínimo de 50% (váIido para todos os exames) Um exame escrito (35%).
Os aIunos podem substituir no exame a avaIiação obtida no teste de PL/SQL (20%).

AuIas teóricas: exposição teórica da matéria com resoIução de exercícios.
AuIas práticas: Os aIunos reaIizam exercícios práticos no computador com o recurso de foIhas de exercícios e são apoiados e avaIiados no trabaIho prático.

Os estudantes têm à sua disposição na pIataforma moodIe da escoIa toda a informação, apontamentos e foIhas de exercícios.
Cada docente tem disponíveis 6 horas de atendimento de dúvidas. Os aIunos também podem contactar os docentes por e-maiI.

Ser capaz de aplicar a normalização avançada.
Ser capaz de desenvolver aplicações que processem no servidor de bases de dados. Ser capaz de mostrar como administrar um sistema de gestão de bases de dados.
Ser capaz de justificar as soluções propostas ao nível da administração de bases de dados. Ser capaz de identificar os conceitos subjacentes ao tuning de bases de dados relacionais.
Ser capaz de elaborar documentação apropriada no âmbito da administração de bases de dados. Ser capaz de identificar os conceitos subjacentes às bases de dados paralelas e distribuídas.
Ser capaz de apresentar e explicar os projectos desenvolvidos de um modo claro.
Ser capaz de avaliar soluções usadas em bases de dados, demonstrando atitude crítica.
Ser capaz de desenvolver projetos inovadores, com elevado grau de autonomia, onde não se limitam a aplicar conceitos apreendidos nas aulas.

Administração de bases de dados. Linguagem de programação PL/SQL. Backup e recuperação.
Segurança. Normalização avançada.
Bases de dados paralelas e distribuídas. Tuning.