Arquiteturas Móveis

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação em Java

Métodos de Ensino

Os tópicos são abordados com exemplificação e experimentação prática.

Resultados de Aprendizagem

Identificar sistemas móveis vs sistemas disseminados vs sistemas ubíquos
Entender as especificidades das aplicações para dispositivos com capacidade limitada
Conhecer sistemas operativos móveis actuais
Conhecer plataformas de desenvolvimento para dispositivos móveis
Conhecer diversas técnicas de armazenamento e sincronização de dados adequados a sistemas móveis
Conhecer diversos mecanismos de comunicação adequados a sistemas móveis
Conhecer os problemas de segurança envolvidos
Conhecer formas de distribuição de software
Desenvolver aplicações para diferentes sistemas operativos móveis
Escolher os sistemas e/ou plataformas mais adequadas para determinadas aplicações específicas
Avaliar as limitações das aplicações para sistemas móveis
Apresentar e justificar os benefícios e limitações das aplicações desenvolvidas
Utilizar novos sistemas operativos móveis e plataformas de desenvolvimento relacionadas, que surjam no mercado

Programa

Conceitos sobre sistemas móveis, sistemas disseminados e sistemas ubíquos
Conceitos sobre desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
Programação de aplicações para o sistema operativo móvel Android

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO