Artes Plásticas III

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As diferentes metodologias conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular irão ser:
– Componente teórica: exposição oral orientada para os conteúdos previstos com recurso à projeção de imagens;
– Componente teórico-prática: estudo e apresentação de soluções para a concretização de problemas e também a procura de novas soluções;
– Componente prática: acompanhamento e orientação no trabalho dos alunos.

o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

A avaliação decorrerá das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Avaliação contínua
– Trabalhos práticos – peso de 100% na avaliação global.

Exame
– Teste escrito: 30%
– Trabalhos práticos: 70%

Resultados de Aprendizagem

3.1‐ Conhecer as características dos materiais e respetivas técnicas, para os utilizar adequada e expressivamente;
3.2 – Compreender os aspectos artísticos e históricos dos vitrais;
3.3‐ Dominar as diferentes fases metodológicas no desenvolvimento de um projeto, nas diversas fases de concretização, nos domínios teórico/práticos, metodológicos e de avaliação em moldagem e em vidro (vitral, mosaico, etc.);
3.4‐ Aplicar procedimentos e técnicas no processo da modelação que pressupõe um exercício crítico na metodologia de trabalho;
3.5‐ Conseguir ler criticamente mensagens visuais de origem diversificadas e representá‐las através dos processos escultóricos escolhendo os processos ideais para a sua representação;
3.6‐ Ser criativo, autocrítico e capaz de fundamentar as suas escolhas baseando‐se em valores estéticos.

Programa

4.1. TÉCNICAS DE MOLDAGEM
– Sova e armazenamento da argila;
– Características do gesso: sua preparação, ferramentas, armazenamento, conservação;
– Mistura de gesso com água para aceleração e redução da secagem;
– Desmoldantes;
– Moldagem do negativo em gesso; Enchimento, reforço com sisal da forma com gesso; Modelo de gesso e retoques na sua superfície;
– Experimentação de diversos materiais na representação tridimensional, em todas as fases dos processos de moldagem.
– Patinas.

4.2. O VIDRO – TÉCNICA DO VITRAL
– O vidro e as suas propriedades;
– Materiais e ferramentas;
– Pré-concepção: estudos gráficos, semiológicos e cromáticos;
– Concepção de vitrais pela técnica Tiffany: duas e três dimensões;
– A importância da perfeição dos moldes;
– O corte do vidro;
– Soldagem a estanho, patines e acabamentos;
– Segurança e protecção.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalhos práticos - 100.0%
Exame
  • - Trabalhos práticos - 70.0%
  • - Teste escrito - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

-Mayer, R. (2002). Manual do artista. Martins Fontes.

– Midgley, B. (1993). Guia completa de Escultura, Modelado y Ceramica, Tecnicas y materiales. Tursen – Hermann Blume Ediciones.

– Rosier, P. (1990). Le Moulage. Dessain et Tolra.

– Shannon, G.; Torlen, P. (2006). The Stained Glass Garden – Projects & Patterns. Union Square & Co.

– Traquino, M. (2010). Arte Agora: Pensamentos Enraizados na Experiência. Annablume editora.

– Valldeperez, P. (2000). O vitral. Editorial Estampa.

– Zanini, W. (1980). Tendências da escultura moderna. Cultrix