Articulação de Corpo e Voz

Aula/tipo:
1. Exercícios de relaxamento, respiração, ressoadores. Articulação e consciencialização das partes anatómicas envolvidas nestes processos;
2. Controle do trabalho feito em casa sobre os textos, a partir dos conteúdos acima enunciados, com a crítica de todos ao trabalho de todos.
3. Sistematização dos conceitos operatórios.
4. Cada aluno trabalhará: Um texto lírico. Um texto narrativo. um texto argumentativo

A avaliação é exclusivamente contínua (100%) como consta do Art 13.5 – Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESEC e será feita ao longo das sessões, assente nos seguintes critérios:

1) Pontualidade, integração no grupo de trabalho e participação ativa e estimulante – 25%.

2) Elaboração e apresentação de três exercícios sobre textos (lírico, épico e argumentativo) – 75%

1. Trabalho de Corporalidade / Oralidade / Interioridade:
Identificar e implicar a globalidade corporal no processo da oralidade no que se refere aos seguintes aspetos: Disponibilidade, relaxamento, respiração, ressoadores; Articulação das palavras e vibração emocional; centros de imaginação, Níveis de tensão;
2. O que diz a letra do texto – Traduzir para a oralidade os processos estilísticos da escrita no que se refere aos seguintes aspetos:
2.1 Análise gramatical; significado das palavras; sintaxe e encadeamento das palavras e sentidos a partir da fisicalidade das palavras e do domínio dos processos gramaticais; Identificação e encadeamento dos sentidos; actioning
2.2 – Análise da imaginação do autor
3. Apropriação – Fazer a síntese dos pontos 1. e 2. numa oralidade individual, criativa e performativa, através do foco, gramática, respiração, pausas, ritmos, articulação.
4. Comunicação – Relação da mensagem entre emissor e recetor e suas modificações em tempo real

1. Articulação entre o oralidade, corporalidade e interioridade;
2. O texto escrito, o que diz e como diz- fábula e discurso;
3. Estilo e gramática;
4. Apropriação – dizer o texto no momento em que o digo;
5. O ato de comunicação oral e a contaminação da sua natureza em função do feedback do recetor.

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 75.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%

Adrian, B. (2008). Actor training – The Laban Way – An Integrated Approach to Voice, Speech, and Movement.
Nova Iorque: Allworth Press
Berry, C. (1993). Voice and the Actor – Londres; Virgin Books
Caldarone, M. (2004). Actions the actor’s thesaurus. London: Nick Hern Books.
Castarède, M.(1998). A Voz e os seus Sortilégios. Lisboa; Ed. Caminho,Lisboa
Cheng, S (1991). El Tao de la Voz, Madrid: Gaia Ediciones
Quinteiro, E. (1989). Estética da Voz – uma voz para o ator. São Paulo: Summus Editorial.
Lanzuela, V. (2003). Manual de tecnica vocal, Ciudad Real, Nhaque
Schaffer, M. (1991) O Ouvido Pensante. São Paulo; Ed. Unesp