Assessoria de Imprensa e Informação Jornalística

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta na lecionação de aulas teórico-práticas, presenciais e à distância. Para conseguir uma correta apreensão dos conteúdos programáticos por parte dos alunos, os métodos a utilizar serão diversificados e desenvolvidos com uma componente prática, procurando o equilíbrio entre a informação teórica e a participação crítica. A avaliação será contínua e pressupõe a elaboração de um trabalho teórico-prático para consolidação de conhecimentos. 

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer as bases teóricas e conceptuais do jornalismo e assessoria de imprensa;
– Perceber o papel e objetivos do assessor de imprensa no atual contexto comunicacional;
– Entender as necessidades de informação dos vários meios de comunicação social bem como as estratégias comunicativas a utilizar em cada um;
– Compreender o modo de funcionamento dos gabinetes de imprensa;
– Organizar eventos e redigir conteúdos socio-politicamentre significativos;
– Analisar informação difundida pelos media;
– Refletir sobre o papel dos media numa sociedade democrática.

Programa

1. Origem, afirmação e desenvolvimento da Assessoria de Imprensa;
2. Jornalismo e Assessoria da Imprensa: incompatibilidades, relacionamentos e especificidades;
3. Assessoria de Imprensa e novas tecnologias: a era dos media digitais;
4. Papel do assessor de imprensa na sociedade política e organizacional;
5. Estratégias de Comunicação de um assessor de imprensa.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Carvalho, C. e Reis, L. (2009). Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Rio de Janeiro: Elsevier Editora.
– Deniau, K. (2022). Ce que les relationnistes doivent savoir pour convaincre les journalistes. Isarta infos. https://isarta.com/infos/ce-que-les-relationnistes-doivent-savoir-pour-convaincre-les-journalistes/
– Hiebert, R.E. (1966). Ivy Lee: “Father of Modern Public Relations”. The Princeton University Library Chronicle. Vol. 27, No. 2, pp. 113-120. https://www.jstor.org/stable/26409644?seq=1#metadata_info_tab_contents
– MacNamara J. (2014). Journalism–PR relations revisited: The good news, the badnews, and insights into tomorrow’s news. Public Relations Review.(40) 739–750. https://www.researchgate.net/publication/265129196_Journalism-PR_relations_revisited_The_good_news_the_bad_news_and_insights_into_tomorrow’s_news
– Mesquita, M. (2003). O Quarto equívoco. Coimbra: Minerva.
– Ribeiro, V. (2018). Os Bastidores do Poder. Coimbra: Almedina.