Atelier de Análise dos Media

N/A

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a sessões práticas de análise e discussão de casos retirados dos media; laboratório em aula, frequência de seminários, conferências e palestras sobre os media e os seus atores atuais. Recurso a leituras de excertos das obras impressas, filmes, programas de televisão, publicidade, vídeo, fotografias, imagens, revistas e jornais. Debate sobre a produção mediática moderna em aula.
A avaliação contínua tomará em consideração a qualidade da participação nas aulas (presença e realização dos trabalhos práticos, bem como a assistência e participação nas palestras, conferências e seminários). O processo de avaliação de conhecimentos terá como eixo os trabalhos práticos realizados (20% trabalhos individuais; 80% trabalhos coletivos).
A avaliação por exame, a realizar no final do ano letivo, será baseada na realização de uma prova escrita, que versará sobre a totalidade do programa.

Esta disciplina pretende estimular o estudante para uma compreensão da forma como o “significado” é construído e trocado na sociedade de hoje, com ênfase especial sobre o papel dos meios de comunicação de massas nas sociedades contemporâneas. Centra o seu estudo nas áreas de imprensa, rádio, televisão e novos suportes digitais.
O objetivo maior desta disciplina passa por promover, junto de futuros profissionais dos media, a capacidade de descodificação dos conteúdos difundidos num universo dinâmico, complexo e controverso: o sistema mediático, aprendendo a identificar e analisar as representações, valores e ideias que este veicula para o espaço público.
O processo de desenvolvimento destas competências compreende leituras, análises e laboratórios de práticas efetivas adequadas às exigências técnicas dos diversos suportes media, de modo a que as teorias apreendidas noutras unidades curriculares acompanham sejam aqui aplicadas.

I- Uma Introdução ao Estudo dos Media
II- Vigiando os media (Condicionamentos estruturais dos conteúdos mediáticos)
III- Processos de Construção do Discurso Jornalístico.
IV- Análise Crítica dos media: Laboratório em Aula

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalhos individuais - 20.0%
  • - Trabalhos de grupo - 80.0%

CARLSSON, U. (Eds.) (2019). Understanding Media and Information Literacy (MIL) in the Digital Age A Question of Democracy. University of Gothenburg: Sweden. UNESCO.
CUNHA, I. F.& PEIXINHO, A. T. (2020). Análise dos Media. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
DA SILVA, M. T., BATISTA, C., & CÁDIMA, F. R. (2020). O ensino e o estudo dos media e de jornalismo: tributo a Nelson Traquina. Media & Jornalismo, 20(37).
FIDALGO, J. (2008). O Jornalista em Construção. Porto: Porto Editora.
GARCIA, J. L. (Coord.) (2020). O Choque Tecno-Liberal, os Media e o Jornalismo. Almedina.
REBELO, J. (Ed.) (2011). Ser Jornalista em Portugal – Perfis sociológicos. Lisboa: Gradiva.
KRUMSVIK, A. H. (2012). Why old media will be funding journalism in the future. Journalism Studies, 1– 13.
MESQUITA, Mário (2004), O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Coimbra, MinervaCoimbra.