Atelier de Animação Cultural do Património

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Tratando-se de um atelier, esta unidade curricular irá implicar o recurso a metodologias que promovam a participação efetiva do aluno no processo de ensino – aprendizagem, recorrendo-se, para o efeito, a visitas de estudo/trabalho, à organização/intervenção num projeto de animação, à organização de atividades tendo em vista a animação cultural do património. A avaliação foi organizada de acordo com o Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos do IPC. Nesse sentido, a avaliação contínua será feita com base na organização de trabalhos práticos a realizar por parte do aluno, dentro ou fora da sala de aula (40%) e a conceção /intervenção num projeto tendo por base o património local (60%). A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a efetuar no final do semestre.

Resultados de Aprendizagem

1- Demonstrar o caráter dinâmico do conceito de património.
2- Relacionar património com os processos de construção identitária.
3- Reconhecer a importância do património para o desenvolvimento de uma comunidade.
4- Explicar especificidades do património cultural local e formas de valorização e animação cultural.
5- Identificar normas legais, instituições, meios e instrumentos adequados ao desenvolvimento de um projeto de animação cultural do património.
6- Planificar atividades e projetos que dinamizem o património cultural e/ou natural local com grupos-alvo específicos.

Programa

1. O Património – clarificação do conceito. Património, identidade e comunidade.
2. Tipologia e proteção do património.
3. Valorização e divulgação do património: técnicas e recursos de animação cultural do património.
4. Conceção/ Intervenção num projeto de animação cultural do património.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Projecto - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ASTOUL, G. (2003). 50 activités pour découvrir le patrimoine. CDDP.
CARVALHO, A. (2011). Os museus e o património cultural imaterial. Colibri.
LOPES, F.; CORREIA, M. B. (2006). Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais. Livros Horizante.
MAGALHÃES, F. (2005). Museus, Património e Identidade. Proedições.
MALCOLM, H. (2014). Cómo Leer Castillos. Una guía sobre el apasionante mundo de las fortificaciones. Akal Ldª.
MENDES, J. A. (2009). Estudos do Património. Museus e Educação. Imprensa da Universidade
NAVARRO, M. S. e RIERA, R. G. (2012). Museo y comunidad. un museo para todos los públicos. Trea.
PERALTA, E. & ANICO, M. (2006). Patrimónios e identidades. Oeiras: Celta Editora.
PITLUK, L. (2006). La Planificación didáctica en el Jardin de Infantes. Las unidades didácticas, los projectos y las secuencias didácticas. El juego trabalho. HomoSapiens.
QUEROL, M.A (2010).Manual de Gestión del Património Cultural. Akal.