Atelier de Cibercultura

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas. Métodos de avaliação: avaliação contínua (trabalhos práticos realizados em aula 100% ) ou avaliação por exame em todas as épocas (prova escrita 100%).

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno: a) Compreenda o fenómeno da comunicação numa perspetiva social b) Adquira uma perspetiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa da disciplina c) Demonstre capacidade de aplicação desses conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa e na realização de práticas de comunicação (no âmbito de diferentes atividades profissionais nesta área). 

Programa

1. Desafios da cibercultura: um modelo técnico-social O valor da informação na era digital Novas formas de organização da vida social Arquitetura dos media digitais A “vida nos media” 2. A identidade na era digital As redes sociais enquanto espaço de sociabilidade Redefinição dos espaços “do eu” Dispositivos para a construção do “eu” Gramáticas da identidade online Impactos dos media sociais na identidade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - trabalhos práticos realizados em aula - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baym, N. K. (2010), Personal Connections in the Digital Age, Polity Press. Boyd, D. (2015), É Complicado, As vidas sociais dos adolescentes em rede, Relógio d’Água.

Cardoso, G. (2014), Os Media na Sociedade em Rede (2ª ed.), Gulbenkian.

Deuze, M. (2012), Media Life, Polity Press.

Ferreira, G. B. (2009), Comunicação, Media e Identidade, Colibri.

Ferreira, G. B. (2018), Sociologia dos Novos Media, Labcom.

Fuchs, C. (2014), Social Media, a critical introdution, SAGE.

 Turkle, S. (2011), Alone Together, New York, Basic Books.