Atelier de Comunicação de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Marketing Estratégico
Teorias da Comunicação

Métodos de Ensino

– Presencial: Os conteúdos programáticos são desenvolvidos através da análise e discussão de temas constantes no programa e de casos práticos;
– Autónoma: Desenvolvimento um trabalho prático na continuação do tema indicado no início do ano lectivo apresentado sob a forma de relatório escrito.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as diferentes técnicas de comunicação inerentes ao processo de marketing
Conceber, organizar e avaliar uma estratégia de comunicação de suporte à acção de marketing

Programa

1.Da comunicação organizacional à comunicação de marketing
2.O planeamento da comunicação de marketing
3. Técnicas específicas de Comunicação de marketing
4. Novas tendências em comunicação de marketing

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - 1 teste individual - 50.0%
  • - 1 trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação por Frequência
  • - Avaliação individual: 1 teste individual (nota mínima 7,5) + participação em aula - 50.0%
  • - Trabalho de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carrillo, M. V.(2014). Comunicação Estratégica no Ambiente Comunicativo das organizações actuais. Comunicação. & Sociedade, nº 26
Castro, J. P. (2002). Comunicação de Marketing. Lisboa: Edições Sílabo
Falkheimer, J. & Heide, M. (2018). Strategic communication. London: Routledge.
Finne A., Grönroos C. (2017). Communication-in-use: customer-integrated marketing communication. European Journal of Marketing, (51) 3.
Lendrevie, J.; et al. (2018). Mercator. Lisboa, Publicações Dom Quixote (17ª Edição).
Kapferer, J.N. (1994). Marcas: Capital da Empresa. Lisboa: Edições CETOP.
Kotler, P. ; Kartajaya, H. ; Setiwan, I. (2017). Marketing 4.0 : Mudança do Paradigma Tradicional para o digital. Coimbra : Actual.
Túñez, M. (2012). La Gestion da comunicación em las organizaciones. Zamora: Ediciones Y Publicaciones Comunicación social.
Sweetser, K. D., Ahn, G., Golan J., & Hochman, A. (2016). Native Advertising as a New Public Relations Tactic. American Behavioral Scientist. Vol. 60(12) 1442-1457