Atelier de Comunicação e Redes Sociais

O desenvolvimento das competências previstas nesta unidade curricular é potenciado por metodologias baseadas em sessões expositivas e ativas, nas quais se explora a capacidade dos alunos para ler e interpretar informação bibliográfica e de executar tarefas de produção jornalística para redes sociais.
A Avaliação Contínua terá como eixo os trabalhos práticos realizados (Trabalho individual – 60 %; Trabalhos de grupo – 40%).
A avaliação por exame, a realizar no final do ano letivo, será baseada na realização de uma prova escrita, que versará sobre a totalidade do programa.

-Promover um olhar jornalístico para a oferta de informação através da Internet
-Compreender o comportamento diferenciado do consumidor de notícias na Internet
-Executar produtos jornalísticos para os suportes da Internet
-Refletir sobre o futuro do jornalismo perante as possibilidades emergentes de distribuição de conteúdos, produtos e serviços.

1. Redes Sociais:
– 1.1. As redes sociais na Internet;
– 1.2. Difusão de Informação em Redes Sociais;
– 1.3. Os meios de comunicação e as redes sociais.
2. Media sociais:
– 2.1. Ferramentas de media sociais;
– 2.2. Como as redes sociais estão a mudar os media;
– 2.3. Prós e contras dos media sociais.
3. Laboratório em aula

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho individual - 60.0%
  • - Trabalhos de grupo - 40.0%

DUNHAM, R. S. (2019). Multimedia Reporting : How Digital Tools Can Improve Journalism Storytelling. Singapore: Springer Verlag.
HJORTH, L. & HINTON, S. (2019). Understanding Social Media. London: SAGE Publications Ltd.
JENKINS, H. (2006). Convergence culture: where old and new media collide. New York: New York University Press.
NEWMAN, N. (2021). Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2021. The Reuters Institute for the Study of Journalism. U.K.
Quandt, T., & Singer, J. B. (2009). Convergence and Cross-Platform Content Production. In K. Wahl-Jorgensen & T. Hanitzsch (Eds.), The Handbook of Journalism Studies (pp. 130–144). New York: Routledge.
Quinn, S. (2009). Convergence Journalism: The Fundamentals of Multimedia Reporting. New York: Peter Lang Publishing Inc.
Thornburg, R. M. (2011). Producing Online News – Digital Skills, Stronger Stories. Washington: CQ Press.