Atelier de Comunicação Institucional

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos sólidos dos diferentes tipos e canais de comunicação, marketing e relações públicas.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teóricas expositivas (introdutórias),
ii) sessões práticas de análise e discussão de casos bem como de aplicação em contexto de aula;
A avaliação de frequência inclui: Trabalhos de grupo – Ponto I do programa: apresentação oral sobre um dos tópicos aplicados a um caso prático (25%); Pontos II e III (60%): projecto de desenvolvimento de uma proposta
de Comunicação Institucional a partir de um briefing fornecido pelo Docente; Presença e participação nas aulas (15%).
A avaliação por exame será baseada na realização de uma prova escrita (40% da nota final), na época prevista pela ESEC e por dois trabalhos individuais. O primeiro referente ao Ponto I do programa, com a apresentação por escrito sobre um dos tópicos aplicado a um caso prático, o segundo referente aos pontos II e III do programa, com a elaboração de uma análise à política de comunicação institucional de uma empresa à
escolha (20+40%).

Resultados de Aprendizagem

Estabelecer os canais de comunicação para recolha do feedback junto dos públicos
Concretizar os conceitos de: cidadania, vizinhança, credibilidade e responsabilidade social da empresa nas empresas em ações de comunicação e de Relações Públicas e saber interpretar o processo de formação da imagem institucional;
Identificar a configuração pública das organizações;
Articular a informação recolhida e integrá-la no discurso institucional

Programa

I – A dimensão informativa das organizações
Modelos da Propaganda e das Relações Públicas: impacto na emergência do conceito de Comunicação Institucional.
Mercado económico e mercado informativo: interacção.
A organização enquanto entidade radicalmente humana.
Retórica empresarial: a legitimação pelo discurso
II – Conceito de identidade institucional
Conteúdos: valores institucionais, cultura e história empresarial.
Objetivos: a questão da imagem pública das organizações.
Destinatários: parceiros de negócio. Modelos de comunicação (de pirâmide a rede. Comunicação excelente). Relações informativas promovidas pela comunicação institucional.
Manifestações tangíveis e intangíveis: elementos físicos e gráficos; assinatura institucional.
Meios da comunicação institucional.
III – Compreensão da personalidade empresarial/construção da mensagem institucional: trabalho prático.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Prova escrita - 40.0%
  • - Trabalho individual análise à política de comunicação institucional de uma entidade - 40.0%
  • - Trabalho individual sobre um caso pratico - 20.0%
Avaliação Contínua
  • - Projeto de desenvolvimento de uma proposta de Comunicação Institucional - 60.0%
  • - Presença e Participação nas aulas - 15.0%
  • - Apresentação Oral - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Enriquéz, C. S., (2001), “Introducción a la comunicación institucional”. Barcelona: Ariel Comunicación.

Halliday, T. (1987), “A retórica das multinacionais”. São Paulo: Summus editorial.

Cornelissen, J. (2004), “Corporate communications”, SAGE: Londres

Van Riel, C. e Fombrun, C. (2007), Essentials of corporate communication. Routledge: Oxon

Grunig, J. (1992) (ed.), “Excellence in Public Relations and communication management”. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Pinho, J.B. (1990), “Propaganda institucional – Usos e funções da propaganda em Relações Públicas”. São Paulo: Editorial Summus.

Weil, P., (1988), “La comunicación global – Comunicación institucional y de gestión”. Barcelona: Ediciones Paidos.

Villafañe, J. (1998), “Imagem positiva – gestão estratégica da imagem das empresas”