Atelier de Inserção às Práticas Organizacionais

N.A

Sendo uma cadeira prática, a metodologia de ensino passará inicialmente por uma breve introdução teórica aos temas tratados. Num segundo momento serão propostos projectos e actividades para realização ao longo da unidade curricular, que deverão culminar em “produtos” realizados pelos grupos de alunos.
Serão desenvolvidas aulas de carácter:
a) teórico-práticas de análise e discussão de casos
b) práticas, de aplicação de competências em projecto
Os alunos deverão escolher uma modalidade de avaliação:
1. Frequência – Integra os momentos de avaliação:
(a) Trabalho de grupo (60% da avaliação). Cada grupo fará um projecto com análise aos sistemas de comunicação de uma organização.
(b) 2 trabalhos práticos individuais com temas acerca das áreas profissionais em CO a fornecer pelo docente (40% da avaliação).
2. Exame – Integra 3 elementos de avaliação.
(a) 2 trabalhos práticos com temas acerca das profissões em CO (40%)
(b) 1 trabalho de pesquisa sobre área emergente em CO (60%).

A unidade curricular é de cariz prático e visa desenvolver competências que capacitem a conhecer a especificidade da actuação dos profissionais da Comunicação Organizacional (CO) e a produção de projectos, actividades e produtos relacionados com a area profissional. Desenvolverá as seguintes competências: conhecer os âmbitos da actividade profissional em CO; conhecer as oportunidades de mercado; conhecer experiências profissionais; Conhecer organizações nacionais e internacionais no âmbito da CO, Relações Públicas e Marketing
Objectivos de aprendizagem: (nº1) Conhecer em profundidade a dinâmica de actuação profissional em CO, nomeadamente nos âmbitos das Relações Públicas, Comunicação de Marketing, Recursos Humanos, Consultoria, Assessoria e Comunicação Empresarial; (nº2) Desenvolver projectos, actividades e produtos associados à área de actuação profissional em CO; (nº3) Fomentar o desenvolvimento de uma atitude profissional de acordo com os princípios profissionais da área de CO.

I – Compreender a Comunicação Organizacional (CO) no contexto dos Mercados de Trabalho
1.As profissões, as carreiras e as actividades multiplas nos mercados de trabalho
2.O campo específico dos profissionais de CO
II – A actuação profissional em CO
1.Actuação em Comunicação de Marketing
i. A função do Marketing na estratégia empresarial
ii.Áreas profissionais em Marketing
iii.Conteúdos essenciais para a compreensão do Marketing
2.Actuação profissional em Relações Públicas (RP)
i. A função das RP na estratégia empresarial
ii. O perfil do profissional de RP
iii.Compreender e integrar a profissão numa organização
3. Actuação profissional em Comunicação Interna (Ci) e Recursos Humanos (RH)
i. Importância da CI
ii. Funções, técnicas e práticas em CI
iii.Perfil profissional do Gestor de CI
iv. A articulação: CI- Gestão de RH
v. O profissional de CO para actuação em RH
III – Estudos de caso em CO
1. Organizações, projectos, experiências e intervenções
2. Actualidade profissional em CO

Avaliação por Exame
  • - 2 trabalhos práticos - 40.0%
  • - 1 trabalho de pesquisa - 60.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de grupo - 60.0%
  • - 2 trabalhos práticos individuais - 40.0%

– Almeida, V. (2003). A comunicação interna na empresa. Lisboa : Areas Editora
– Brochand, B. (1999). Publicitor. Lisboa : Publicações Dom Quixote
-Caetano, J. & Rasquilha, L. (2007). Gestão da Comunicação (3ª ed.) Lisboa: Quimera;
– Castro, J. (2002). Comunicação de Marketing. Lisboa: Edições Silabo
– Center, H. & Jackson, P. (2003). Public Relations Practices: managerial case studies and problems. Upper Saddle River: Prentice Hall
– Cutlip, S., Center, A. & Broom, G. (2006). Effective Public Relations. New Jersey: Pearson Education International
– Grunig, J. & Hunt, T. (1994). Public Relations Techniques. Fort Worth: Harcourt Brace College Publishers.
– Kunsch, M. (1997). Relações Públicas e Modernidade – Novos Paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus editorial
– Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V., (2004). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing (10ª ed.), Lisboa: Publicações Dom Quixote.