Atelier de Inserção às Práticas Organizacionais

não aplicável

Sendo uma cadeira prática, a metodologia de ensino passará inicialmente por uma breve introdução teórica aos temas tratados. Num segundo momento serão propostos projectos e actividades para realização ao longo do semestre, que deverão culminar em “produtos” realizados pelos grupos de alunos. Serão desenvolvidas aulas de carácter: a) teórico-práticas de análise e discussão de casos b) práticas, de aplicação de competências em projecto Os alunos deverão escolher uma modalidade de avaliação: 1. Frequência – Integra os momentos de avaliação: (a) Trabalho de grupo (60% da avaliação). Cada grupo fará um projecto com análise aos sistemas de comunicação de uma organização. (b) 2 trabalhos práticos individuais com temas das áreas profissionais em CO a fornecer pelo docente (40% da avaliação). 2. Exame – Integra 3 elementos de avaliação. (a) 2 trabalhos práticos com temas de profissões em CO (40%) (b) 1 trabalho de pesquisa sobre uma área emergente.

A unidade curricular é de cariz prático e visa desenvolver competências que capacitem onhecer a especificidade da actuação dos profissionais da Comunicação Organizacional (CO) e a produção de projectos, actividades e produtos relacionados com a area profissional. Desenvolverá as seguintes competências: conhecer os âmbitos da actividade profissional em CO; conhecer as oportunidades de mercado; conhecer experiências profissionais; Conhecer organizações nacionais e internacionais no âmbito da CO. Objectivos de aprendizagem: (no1) Conhecer em profundidade a dinâmica de actuação profissional em CO, nomeadamente nos âmbitos das Relações Públicas, Comunicação de Marketing, Recursos Humanos, Consultoria, Assessoria e Comunicação Empresarial; (no2) Desenvolver projectos, actividades e produtos associados à área de actuação profissional em CO; (no3) Fomentar o desenvolvimento de uma atitude profissional de acordo com os princípios profissionais da área de CO.

I – Compreender a CO no contexto dos Mercados de Trabalho: 1.As profissões, as carreiras e as actividades nos mercados de trabalho 2.O campo específico dos profissionais de CO II – A actuação profissional em CO 1.Actuação em Comunicação de Marketing i. A função do Marketing na estratégia empresarial ii.Áreas profissionais em Marketing iii.Conteúdos essenciais para a compreensão do Marketing 2.Actuação profissional em Relações Públicas (RP) i. A função das RP na estratégia empresarial ii. O perfil do profissional de RP iii.Compreender e integrar a profissão numa organização 3. Actuação profissional em Comunicação Interna (Ci) e Recursos Humanos (RH) i. Importância da CI ii. Funções, técnicas e práticas em CI iii.Perfil profissional do Gestor de CI iv. A articulação: CI- Gestão de RH v. O profissional de CO para actuação em RH III – Estudos de caso em CO 1. Organizações, projectos, experiências e intervenções.2. Atualidade Profissional em CO.

Fitzpatrick, L., Valskov, K. & Mounter, P. (2021). Internal Communication: a manual for practitioners. Kogan Page

Gonçalves, G., Oliveira, E. & Padamo, C. (2015). Relações Públicas e Comunicação Organizacional, desafios da globalização. Lisboa: Escolar Editora

Kotler, P., Keller , K., (2019). Marketing Management: European Edition. Pearson Kotler, Philip (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora

Kunsch, M. (2016). Comunicação Organizacional Estratégica: aportes conceituais e aplicados (ebook). São Paulo: Summus Editorial

Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V., (2021). Mercator XXI 25 anos (atualizado): O Marketing na Era Digital – Teoria e Prática do Marketing (18a ed.), Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Ruck, K. (2019). Exploring Internal Communication: towards informed employee voice. 4. ed. Routledge