Atelier de Introdução ao Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Presencial:
– Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos preferencialmente através do recurso de exposição de temas e de análise e discussão de casos.
Autónoma:
– Desenvolvimento de um trabalho por parte dos alunos, sobre um tema, a indicar no início do ano lectivo, que deverá ser apresentado oralmente, sob a forma power point no fim do semestre.

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer e compreender os conceitos do Marketing,
– Identificar as características de um produto, o seu ciclo de vida e os serviços associados ao mesmo,
– Calcular custos e preços, a aferir o impacto da procura e da oferta na definição de preços,
– Identificar os canais de distribuição ao nível da sua profundidade formar de organização,
– Identificar a as variáveis disponíveis para a elaboração das diferentes etapas de uma estratégia de comunicação e forma e aferir as condições da sua eficácia.

Programa

1. Perspectiva Histórica do Marketing
1.1. Do marketing da troca ao marketing relacional
1.2. Os domínios do marketing
2. Conceitos Chave
2.1. Mercado, Troca e Produto
2.2. Satisfação, valor e retenção do cliente
2.3. Entrega de valor e satisfação do cliente
3. Funções do Marketing na Estratégia
3.1. Marketing Estratégico
3.2. Marketing Operacional
4. Segmentação Diferenciação
4.1. Segmentação
4.2. Posicionamento
4.3. Marca
5. Políticas de Marketing
5.1. Produto
5.1.1. Mix do Produto
5.1.2. Ciclo de vida do produto
5.1.3. Gamas
5.1.4. Inovação
5.2. Preço
5.2.1. Factores que afectam os preços
5.2.2. Decisões sobre preços
5.3. Distribuição
5.3.1. Funções
5.3.2. Tipos de circuitos
5.3.3. Critérios de Selecção
5.4. Comunicação
5.4.1. Gestão da Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Trabalho prático - 60.0%
  • - Exame escrito - 40.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 40.0%
  • - Trabalho prático (em grupo) - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kerin, A. Roger et al (2007) Marketing, MacGraw-Hill, São Paulo, 8ª Edição

Pina e Cunha, Miguel at al; (2004), Marketing – Conceitos E Casos Portugueses, Escolar Editora,Lisboa.

Lindon, Denis, Jacques Lendrevie; Julien Lévy;, Pedro Dionísio e Joaquim Vicente Rodrigues; (2004), Mercator XXI; Dom Quixote, Lisboa,10ª Edição

Helfer, J.P., J. Orsoni;(1996), Marketing; Sílabo, Lisboa

Kotler, Philip, (1998), Administração de Marketing, Editora Atlas, São Paulo 9ª Edição.

Ferrel, O.C. E Michael D. Hartline, (2005), Estratégia De Marketing, Thomson, São Paulo