Atelier de Investigação Jornalística

Os conteúdos programáticos serão leccionados através da aliança entre a exposição teórica e a simulação de uma redacção em sala de aula, na qual se ensaiam as tarefas previstas na execução do trabalho de jornalismo de investigação/profundidade. A unidade curricular desenvolve-se em torno da participação da licenciatura no Projecto colaborativo “Repórteres em Construção” que é pensado para a aplicação de conhecimentos dos estudantes em formação jornalística (Detalhes sobre projecto aqui: https://www.reporteresemconstrucao.pt/rec/).

Segundo o Regime de Avaliação Contínua, a aprendizagem será avaliada através da participação activa do estudante em sala de aula (50%), bem como a sua prestação no Projecto REC (50%).

Segundo o Regime de Avaliação por Exame Final, a nota resultará da classificação obtida em trabalho final. Os alunos deverão inscrever-se para o exame nas datas previstas para o efeito e seguindo as regras fixadas pela ESEC

O atelier de investigação jornalística centra-se no aprofundamento das técnicas de produção jornalística ensaiadas em unidades curriculares como Géneros Jornalísticos, Técnicas de Redação Jornalística e Jornalismo de Imprensa.

I. Jornalismo de Investigação: a (manutenção) da importância do conceito de watchdog

II. Análise crítica da relação entre profissionais, amadores e (novos) decisores na informação do século XXI: do novo jornalismo aos prosumers?

Exame
  • - Trabalho Final - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Prestação no Projeto REC - 50.0%
  • - Participação ativa em sala de aula - 50.0%

Correia, Fernando e Carla Baptista (2007), Jornalistas. Do Ofício à Profissão, Lisboa, Editorial Caminho.

Garcia, José Luís Garcia (org.) (2009), Estudos Sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e Encruzilhadas no Limiar do Século XXI, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

Pena, Paulo (2019), Fábrica de Mentiras. Viagem ao Mundo das Fake News, Lisboa, Bertrand.

Schudson, Michael (1996), The Power of News, Harvard University Press.

Zelizer, Barbie (2004), Taking Journalism Seriously. Thousand Oaks: Sage.

Zelizer, Barbie, Pablo J. Boczkowski & C.W Anderson (2021), Journalism Manifesto, NY: Polity Press.

Consórcios de Investigação Jornalística & Manual de Reportagem – Repórteres em Construção (Disponível. https://www.reporteresemconstrucao.pt/recursos/)