Atelier de Marketing Relacional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teóricas expositivas,

ii) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos

iii) sessões práticas de aplicação de conceitos em aula

 

a) A avaliação contínua terá em conta: Um trabalho de grupo (50% da nota) – elaboração, apresentação e adequação da campanha de marketing relacional ao briefing proposto pelo docente; Componente individual (50%) da nota, a desenvolver durante o semestre, que resultará num portfolio individual.

b) A avaliação por exame terá em conta: Um trabalho individual (50%) – realização de uma campanha de marketing relacional adequada ao briefing definido pelo docente. O trabalho deverá ser entregue no dia do exame da disciplina; Um exame escrito (50%), a realizar na época de exames.

Resultados de Aprendizagem

– Saber identificar oportunidades de aplicação de estratégias de marketing relacional

– Conhecer os diferentes suportes que podem ser utilizados para sustentar um programa de marketing relacional

– Reconhecer o esforço contínuo a ser feito com cada cliente e o que isso implica em termos de programas de marketing

– Saber aplicar as técnicas ao serviço do cliente e do marketing relacional, utilizando bases de dados sobre os mesmos, implementando as ferramentas de comunicação com o cliente, as de avaliação da satisfação dos clientes e aplicando acções de melhoria

Programa

Parte I: Introdução ao Marketing Relacional

1.1.        Definição e objetivos do Marketing Relacional

1.2.        Especificidades do Marketing Relacional

1.3.        Do marketing transacional ao marketing relacional

1.4.        As fontes de valor para o cliente

Parte II: A gestão de relacionamentos no contexto digital

2.1.        Database Marketing: Definição e importância; Bases de dados; A gestão das bases de dados

2.2.        Customer Relationship Marketing (CRM): Definição e objectivos; A visão holística do cliente; Programas e softwares

Parte III: De uma estratégia competitiva a uma estratégia relacional

3.1.        A evolução do Marketing Relacional

3.2.        O Marketing 1-to-1: Definição de marketing 1-to-1; Etapas para a construção de uma relação 1-to-1: Identificação dos clientes;Diferenciação dos clientes; Interação com os clientes; Customização do produto/serviço

Parte IV: A implementação de uma estratégia de marketing relacional

4.1.        Ferramentas de contacto com o cliente

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Portefolio Individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do marketing digital : o guia estratégico do marketing digital.  Texto.

Côrte-Real, A., Brito, C. M., & Lencastre, P. (2014). Novos horizontes do marketing. D. Quixote.

Gummesson, E. (2002). Total Relationship Marketing. 2nd ed. Butterworth-Heinemann.

Kotler, P. (2013). Marketing para o século XXI. 7ª ed. Presença.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Actual.

Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévy, J; Dionísio, P.; & Rodrigues, J. V. (2011). Mercator XXI : teoria e prática do marketing. 14ª edição. D. Quixote.

Marques, A. (2014). Marketing relacional: como transformar a fidelização de clientes numa vantagem competitiva. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.