Atelier de Marketing Relacional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teóricas expositivas,
ii) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos
iii) sessões práticas de aplicação de conceitos em aula

Resultados de Aprendizagem

   Saber identificar oportunidades de aplicação de estratégias de marketing relacional
   Conhecer os diferentes suportes que podem ser utilizados para sustentar um programa de marketing relacional
   Reconhecer o esforço contínuo a ser feito com cada cliente e o que isso implica em termos de programas de marketing
   Saber aplicar as técnicas ao serviço do cliente e do marketing relacional, utilizando bases de dados sobre os mesmos, implementando as ferramentas de comunicação com o cliente, as de avaliação da satisfação dos clientes e aplicando acções de melhoria

Programa

Parte I: Introdução ao Marketing Relacional
1.1.   Definição e objectivos do Marketing Relacional
1.2.   Especificidades do Marketing Relacional
1.3.   Do marketing transaccional ao marketing relacional
1.4.   As fontes de valor para o cliente
Parte II: A gestão de relacionamentos no contexto digital
2.1.   Database Marketing: Definição e importância; Bases de dados; A gestão das bases de dados
2.2.   Customer Relationship Marketing (CRM): Definição e objectivos; A visão holística do cliente; Programas e softwares
Parte III: De uma estratégia competitiva a uma estratégia relacional
3.1.   A evolução do Marketing Relacional
3.2.   O Marketing 1-to-1: Definição de marketing 1-to-1; Etapas para a construção de uma relação 1-to-1: Identificação dos clientes;Diferenciação dos clientes; Interacção com os clientes;Customização do produto/serviço
Parte IV: A implementação de uma estratégia de marketing relacional
4.1.   Ferramentas de contacto com o cliente

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Frequência
  • - Um trabalho de grupo - 60.0%
  • - 1 trabalho individual (nota mínima 7,5) - 40.0%
Avaliação por Exame
  • - um trabalho prático - 50.0%
  • - 1 teste individual (nota mínima 7,5) - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Côrte-Real, A.; Brito, C. ; Lencastre, P. (2014). Novos horizontes do marketing. Alfragide : D. Quixote.
Gummesson, E. (2002), Total Relationship Marketing, Oxford:Butterworth-Heinemann, Second Edition.
Lendrevie et al (2018), “Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing”. (17ª edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Kotler, P. (2013). Marketing para o século XXI. 7ª ed. Barcarena : Presença.
Kotler, P. ; Kartajaya, H. ; Setiwan, I. (2015). Marketing 3.0 : do produto e do consumidor até ao espírito humano. Coimbra : Actual.
Kotler, P. ; Kartajaya, H. ; Setiwan, I. (2017). Marketing 4.0 : Mudança do Paradigma Tradicional para o digital. Coimbra : Actual.
Marques, Alzira – Marketing relacional : como transformar a fidelização de clientes numa vantagem competitiva. 2ª ed. Lisboa : Edições Sílabo, 2014