Atelier de Media Interativos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino inclui aulas teórico-práticas, de explanação de conceitos e de análise de casos, e aulas práticas, de criação de conteúdos interativos para os media.

Avaliação Contínua:

Participação presencial: Os alunos são avaliados pela sua participação nos trabalhos desenvolvidos em aula.

Teste escrito (frequência): 35% da nota

Trabalho individual: Planeamento e produção, maioritariamente em aula, de um conteúdo interativo digital (65% da nota).

Avaliação por exame:

Prova escrita (40%)

Prova técnica (60%): Conteúdo interativo digital.

Todos os tipos e componentes de avaliação têm uma nota mínima de 7,5 Valores; caso não seja alcançada, a designação final na pauta é NRC.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer a dimensão interativa dos media
Saber distinguir os tipos de interatividade, sua aplicação e complementaridade
Identificar potencialidades interativas nos media tradicionais, nos digitais e nos sociais
Adquirir competências de planificação de conteúdos interativos para os media no ecossistema mediático híbrido
Adquirir competências de execução de conteúdos interativos para os media no ecossistema mediático híbrido

Programa

1. Media e interatividade – definição conceptual
2. Tipos de interatividade
3. Interatividade nos meios tradicionais e nos media digitais
4. Produsers no ecossistema mediático híbrido
5. Planificação e conceção de conteúdos interativos para os media digitais no ecossistema mediático híbrido

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova escrita - 40.0%
  • - Prova técnica - 60.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 35.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 65.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bruns, A. (2008) The Future Is User-Led: The Path towards Widespread
Produsage. Fibreculture Journal.
Chadwick, A. (2017), The Hybrid Media System: Politics and Power: Oxford University Press.
Cover, R. (2006), Audience inter/active: Interactive media, narrative control & reconceiving audience history, New Media & Society.
Deuze, M. (2003), The web and its journalisms: considering the consequences of different types of newsmedia online, New Media & Society.
Jenkins, H. (2002), Interactive Audiences? in D. Harries (ed.) The New Media Book, London, British Film Institute.
Jenkins, H., (2006), Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press.
Meyer, S. R. (2021), Interactive Storytelling for the Screen. Routledge.
Kiousis, S. (2002), Interactivity: a concept explication, New Media & Society.
Rost, A. (2014), Interatividade: Definições, estudos e tendências, in J. Canavilhas (org.) Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença: Labcom.