Atelier de Relações com os Media

N/A

– Presencial: Os conteúdos programáticos são desenvolvidos através da análise e discussão de temas constantes no progrma e casos práticos;
– Autónoma: Desenvolvimento um trabalho prático na continuação do tema indicado no início do ano lectivo apresentado oralmente e sob a forma de relatório escrito.

Conhecer o meio jornalístico, as rotinas jornalísticas, o Timing de funcionamento de cada media; o processo de formação de notícias;
   Analisar os conteúdos jornalísticos;
   Dominar o modo de funcionamento dos gabinetes de imprensa e a Importância do ficheiro de jornalistas;
   Gerir as relações de comunicação entre a organização e os media, recolhendo e analisando informação difundida pelos media e relevante para a organização;
   Organizar materiais e eventos destinados a projectar a imagem e a actividade da organização nos media.
   Organizar um gabinete de imprensa
   Utilizar as técnicas da escrita jornalística

1. Assessoria de Imprensa: Definições e Objectivos
–   Importância das relações com os media
–   Funções do assessor de imprensa
2. Assessoria de Imprensa: O campo jornalístico
–   Relações entre empresa e Órgão de Comunicação Social (OCS)
–   Direitos e deveres dos Jornalistas
–   Normas de bom relacionamento
3. Assessoria de imprensa : Os Órgão de Comunicação Social
–   Mass media e Self media
–   Critérios jornalísticos
–   Organização e distribuição da informação
–   Escrita e convenções jornalísticas
4. Assessoria de Imprensa: Os Instrumentos
–   Nota de Imprensa/press release
–   Conferência de Imprensa
–   Dossier de Imprens
–   Entrevistas
–   Publireportagem
5. Planeamento de Acções e Avaliação de Resultados
–   Planear uma acção
–   Avaliação qualitativa e quantitativa
6. Assessoria de Imprensa e Comunicação de Crise

Avaliação por Exame
  • - 1 trabalho de grupo - 50.0%
  • - 1 teste individual (nota mínima 7,5) - 50.0%
Avaliação por Frequência
  • - 1 teste individual (nota mínima 7,5) - 50.0%
  • - 1 trabalho de grupo - 50.0%

– Beirão, I., Caetano, J. Vasconcelos, M.; Caetano, P e Vasconcelos, P. (2010 ). “O Essencial sobre Assessoria de Imprensa. Coimbra: Angelos Novus.
– Descheper, J. , (1992). Saber Comunicar com os Jornalistas Da Imprensa, Rádio E Televisão. Mem Maritns: Edições Cetop.
– Hallahan. K. (2010). Public Relations Media. In Heath R. L. “The Sage HandBook of Public Relations”. Sage Publications.
– Lucas, L. (2007) (Org). Media Training: como agregar    valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa. São Paulo: Summus Editorial.
– MacNamara J. (2014). Journalism-PR relations revisited: The good news, the badnews, and insights into tomorrow’s news. Public Relations Review. (40) 739-750.
– Ribeiro, V. (2016). Assessores de Imprensa e Jornalistas. Porto: Edições Afrontamento.
– Vercic, A. & Vercic T. (2016). Review The new publicity: From reflexive to reflective mediatisation. Public Relations Review (42) 493-498