Atelier de Relações com os Media

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologia

– Presencial: Os conteúdos programáticos são desenvolvidos através da análise e discussão de temas constantes no progrma e casos práticos;

– Autónoma: Desenvolvimento um trabalho prático na continuação do tema indicado no início do ano lectivo apresentado oralmente e sob a forma de relatório escrito.

Avaliação Contínua:

– Participação em aula: 15%,

– Realização de 1 teste individual de avaliação:40% . Nota mínima: 7.5

– Realização de um trabalho prático de grupo: 45%.Nota mínima: 9,5

Avaliação por Exame*

– Realização de 1 teste individual de avaliação: 50%. Nota mínima: 7,5

– Realização de um trabalho prático (em grupo ou individual): 50%: Nota mínima: 9,5

*São aplicadas as condições de avaliação nas épocas de recurso e especial.

Resultados de Aprendizagem

 – Conhecer o meio jornalístico, as rotinas jornalísticas, o Timing de funcionamento de cada media; o processo de formação de notícias;

– Analisar os conteúdos jornalísticos;

– Dominar o modo de funcionamento dos gabinetes de imprensa e a Importância do ficheiro de jornalistas;

– Gerir as relações de comunicação entre a organização e os media, recolhendo e analisando informação difundida  pelos media e relevante para a organização;

– Organizar e redigir materiais e eventos destinados a projetar a imagem e a atividade da organização nos media

Programa

1. Assessoria de Imprensa: Definições e Objetivos

2. Assessoria de Imprensa: O campo jornalístico

3. Assessoria de imprensa : Os Órgão de Comunicação Social

4. Assessoria de Imprensa: As taticas

5. Assessoria de Imprensa e Comunicação de Crise

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Exame - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 45.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Descheper, J. , (1992). Saber Comunicar com os Jornalistas Da Imprensa, Rádio E Televisão.  Mem Maritns: Edições Cetop.

– Hallahan. K. (2010). Public Relations Media. In Heath R. L. “The Sage HandBook of Public Relations”. Sage Publications.

– Lucas, L. (2007) (Org). Media Training: como agregar             valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa. São Paulo: Summus Editorial.

– MacNamara J. (2014). Journalism–PR relations revisited: The good news, the badnews, and insights into tomorrow’s news. Public Relations Review. (40) 739–750.

– Ribeiro, V. (2016). Assessores de Imprensa e Jornalistas. Porto: Edições Afrontamento.

Ting Lee, S. and Hemant Desai, M. (2014), “Dialogic communication and media relations in non-governmental organizations”, Journal of Communication Management, Vol. 18 No. 1, pp. 80-100. https://doi.org/10.1108/JCOM-07-2012-005

– Vercic, A. & Vercic T. (2016). Review The new publicity: From reflexive to reflective mediatisation. Public Relations Review (42) 493–498