Audiologia Clínica I

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que o aluno já tenha adquirido noções de anatomia e fisiologia, em unidades curriculares de
anos anteriores no plano de estudos do curso de Audiologia, por forma a ser possível acompanhar a
lecionação das diversas matérias, onde para a compreensão das técnicas utilizadas, é necessário
compreender a anatomia e fisiologia subjacente na metodologia de avaliação.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas dos conteúdos TP integrando conteúdos práticos através da realização de exercícios.
Aulas práticas com aplicação dos diferentes conhecimentos TP no laboratório de Audiologia, onde se
pretende que os alunos adquiram os conhecimentos das técnicas e metodologias de teste lecionadas na
componente T/P.
Realização de fichas de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir os conceitos necessários à compreensão do
processamento da informação auditiva.
Identificar a prevalência e incidência da perda auditiva compreendendo o impacto das alterações
auditivas na vida dos indivíduos, diferenciando por idades.
Identificar os métodos adequados à avaliação do sistema auditivo, de acordo com as estruturas
avaliadas, tendo em conta as funções e objetivos da avaliação.
Identificar e analisar os tipos e graus de perda auditiva, conhecendo os símbolos, e métodos de
realização do audiograma tonal simples (sem mascaramento).

Interpretar e perceber a relevância clinica da Impedância, compreendendo o papel do ouvido
médio no processo auditivo e as suas funções relacionadas com habilidades do processamento da
informação.
Identificar as estruturas e mecanismos envolvidos no processo da geração das Otoemissões Acusticas (OEA).
Escolher adequadamente, de acordo com as situações clinicas, idade e meios disponíveis os tipos
de OEA a utilizar.

Programa

1. Apresentação e marcação de datas e parâmetros de avaliação (2 Horas).
2. Prevalência e impacto da Perda Auditiva desde o nascimento até à velhice (2 Horas).
– Definição de Audiologia; Classificação dos testes de acordo com as caraterísticas do sinal e da resposta:
Fisiológico; Electrofisiológicos e Comportamentais.
– Validade e Fiabilidade das respostas. – Fatores que influenciam a natureza da perda auditiva.
3. Audiometria Tonal Simples: Noção de limiar auditivo.
– Sons Puros: Descrição física da onda e movimento ondulatório associado (movimento harmónico simples).
Noções físicas de frequência e intensidade e unidades associadas (Hertz e dB).
Gama de frequências audíveis pelo ser humano. Frequências normalmente estudadas na avaliação da
audição na Audiometria Tonal simples. Descrição dos tipos de dB (2 Horas).
4. Avaliação do sistema Auditivo: Vias de condução do som: Óssea e aérea. Ambientes acústicos isolados.
Tipos, componentes e transdutores dos Audiometros. Normas ANSI, ISSO e IEC para calibração de
audiometros e instrumentos acústicos de imitância. Normas ANSI de referência para os limiares de
diferentes transdutores (2 Horas).
5. Audiometria Tonal Simples: Cálculo do Limiar Auditivo – Técnicas de Carhart-Jerger e guidelines ANSI 2004
e 2005. Símbolos no audiograma tonal simples.
Procedimentos/fatores que podem influenciar o limiar auditivo. Comparação dos Limiares da Via Aérea e Via
Óssea – mecanismos condutivo e sensorial. Teste de Bing , Rinne e Weber. GAP Aéreo-Ósseo. Tipo e grau de
hipoacúsia – BIAP, 1997 (2 Horas).;
– Ficha de exercícios (2 Horas).
6. Apresentação de Trabalho – Regras e Cuidados de Higiene e Segurança no local de trabalho (2 Horas).
7. Otoscopia (2 Horas).
8. Impedância Canal Auditivo externo – frequência de ressonância. Funções do sistema de ossículos.
Geometria da membrana timpanica e janela oval.
Noções de Imitância, Admitância e Impedância Acústica Acústica. Impedâncimetro. Normas de Calibração
ANSI para impedancimetros. Variações de Impedância e pressão – Timpanograma. Tipos e fatores a
considerar no Timpanograma (2 Horas).
9. Noção de Reflexos Acústicos. Importância no diagnóstico diferencial. Músculos e enervação envolvida.
Funções e teorias deste mecanismo.
Funções no processamento auditivo. Reflexos Ipsilaterais e Contralaterais. Arco Reflexo dos Reflexos
Acústicos – Percursos contralaterais e ipsilaterais e estruturas envolvidas Vantagens dos reflexos.
Frequências e intensidades testadas (2 Horas).
10. Efeitos da idade nos reflexos acústicos Análise de patologias e resultados esperados nos reflexos
acústicos – Reflexo Decay – Provas de Função tubária – Tímpano fechado: Valsalva e Toynbee;
tímpano aberto: Holmquist (2 Horas).
11. Otoemissões Acústicas: Tipos de Otoemissões – Evocadas e espontâneas. Parâmetros de aquisição e
análise de respostas. Parâmetros de estimulação. Protocolos a utilizar em diagnóstico e rastreio de adultos e
crianças; – Fatores a ter em conta na aquisição e regiões envolvidas na captação de Otoemissões Acústicas. –
Aplicações clinicas (6 Horas)
12. Esclarecimento de dúvidas, e avaliação T/P (2 Horas) .
– Aulas práticas: Os alunos serão divididos em grupos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:
Bess, Fred, H.; Humes, Larry (2008). Audiology: the fundamentals (4a ed.). Philadelphia: Lippincott Williams
& Wilkins.
Gelfand, S. (2016). Essentials of Audiology (4rd Ed.). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Hall, James. W. (2000). Handbook of Otoacoustic Emissions. Canada: Singular Publish Group – Thompson
Learning.
Katz, J. (2014). Handbook of clinical audiology (7th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Robinette, M; Glattket, T. (2007). Otoacoustic Emissions, Clinical Aplications. New York: Thieme Medical
Publishers, Inc.

Bibliografia Secundária:
Kramer, Steven ; Guhrie, Lesli (2008). Audiology workbook. San Diego : Plural Publishing
Reis, J.L. (2002). Surdez, Diagnostico E Reabilitação. Lisboa: Servier.Ruah, S. ; Ruah, C.B. (1998). Manual De
Otorrinolaringologia. Lisboa: Roche.Valente, M.; Hosford-Dunn; H. e Roeser. R. (2007). Audiology – Diagnosis.
(2ª Ed.) New York: Thieme Medical
Publishers, Inc.
Weinstein, B.E. (2012). Geriatric Audiology. New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Yost, W. (2014). Fundamentals of Hearing: An Introduction. (5th ed.) Cambridge, Massachusetts: Academic
Press, Elsevier, Inc