Audiologia Clínica II

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendado que os alunos já tenham adquirido conhecimentos na area da anatomia e fisiologia do
sistema auditivo, assim como conhecimentos básicos sobre os procedimentos de avaliação do sistema
auditivo, nomeadamente ao nível do Audiograma tonal simples, Otoemissões Acusticas, Impedância. etc.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas dos conteúdos TP integrando conteúdos práticos através da realização de exercícios. Aulas
práticas com aplicação dos diferentes conhecimentos TP no laboratório de Audiologia e também em
contexto hospitalar, onde se pretende que os alunos adquiram os conhecimentos das técnicas e metodologias de teste lecionadas na componente T/P.
Resolução de fichas de exercícios práticos durante as aulas T/P.
Realização de um trabalho em grupo de análise e relacionamento de casos clínicos.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância da análise dos mecanismos sensorial e condutivo na realização do ATS – A.
Importância do mascaramento;
Perceber a importância do processo auditivo na fala e a identificar os diversos métodos de avaliação da
percepção da fala, adequando-os de acordo com parâmetros como idade, condições técnicas e comportamentais.
Identificar o ATS de altas frequências como um complemento à informação auditiva obtida pela audiograma
tonal simples e compreendendo o seu papel na monitorização e identificação precoce de alterações cocleares.
Identificar os diversos métodos supraliminares de identificação do local da lesão, compreendendo as
vantagens e desvantagens da sua utilização.
Relacionar e compreender as alterações no processamento da informação auditiva, localizando os possíveis
locais da lesão através da interpretação dos resultados obtidos nas diversas provas.
Perceber clinicamente a relevância dessas alterações, através do estudo de casos clínicos.

Programa

2 Horas
– Apresentação e marcação de datas e parâmetros de avaliação
9 Horas
– Mascaramento – A necessidade clinica do mascaramento.
Alterações dos limiares – Curvas fantasma.
Regras de mascaramento para a via aérea e para a via óssea.
Mascaramento através do método Americano.
Definição de Atenuação Interaural , Máscara Central e Efeito de Oclusão e a sua importância no
mascaramento.
Recomendações do ANSI para o mascaramento da via óssea.
Definição de Undermasking, Plateau , Overmasking e nível mínimo e máximo de mascaramento.
O dilema do mascaramento na via óssea:O que fazer?
Mascaramento através do método Frances e método Optimizado.
6 Horas
Fichas de exercícios
2 Horas
– Exposição ao ruído
Caracterização e definição dos tipos de ruído.
Efeitos do ruído na audição de acordo com o tipo, intensidade e duração da exposição.
Características da perda auditiva por exposição ao ruído: Perda Auditiva Temporária, Permanente e Trauma
Acustico.
Fisiologia da perda auditiva:Mecanismos celulares e quimicos.
Mecanismos de protecção do ouvido.
2 Horas
– Caracterização da Surdez Profissional- Principais caracteristicas.
Fisiologia da Perda auditiva por Exposição ao Ruído
Prevenção: Rastreio e Diagnóstico em meio Industrial – Testes a realizar e recomendações do BIAP.
– Programas Internacionais de Conservação da audição.
Normas e legislação em Portugal sobre surdez profissional.
4 Horas
– Audiometria vocal – perspectiva histórica.
– A importância da compreensão e expressão da fala.
– Necessidade de avaliar a percepção da fala – Audiometria Vocal.
Objectivos da avaliação e factores principais a ter em conta: idade, tempo disponível e objectivo da
avaliação.
– Fases do processamento auditivo envolvidas no processamento da fala de acordo com a detecção e
discriminação.
Definição de limiar em audiometria vocal – SRT, SDT e Curvas de Integibilidade.
Métodos Ascendente e descendente de acordo com a ASHA.
Regras de Calibração e Parâmetros de Teste.
Aplicações Clinicas.
Listas de Monossilabos e Dissilabos para crianças e adultos – Importância do balanceamento fonético.
Definição de Rollover e tipo de curvas obtidas.
– Regras de mascaramento e procedimentos de acordo com os métodos mais utilizados.
6 Horas
– Avaliação comportamental do local da lesão.
Testes de avaliação da função coclear
Testes de avaliação da função retrococlear
2 Horas
– Audiometria de altas frequências
Objectivos da avaliação. Vantagens diagnósticas na monitorização e identificação precoce. Possíveis limites
electroacústicos.
– Otoemissões por Supressão
Fisiologia do Sistema Eferente e parametros de teste de acordo com o tipo de Otoemissão estudado.
Importância clinica do estudo do sistema eferente. Aplicações clinicas.
2 Horas
– Acufenometria
Definição de Acufenos.
Classificação e Etiologia dos Acufenos.
Métodos de realização da acufenometria de acordo com a unilateralidade ou bilateralidade.
8 Horas
– Preparação dos casos clínicos.
– Discussão e apresentação dos Casos Clínicos.
2 Horas
– Esclarecimento de dúvidas e avaliação TP.
– Aulas práticas: os alunos serão divididos em grupos existindo rotatividade por forma a permitir a todos os
grupos terem aulas no serviço de Audiologia do CHUC.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal:
Bess, Fred, H.; Humes, Larry (2008). Audiology: the fundamentals (4a ed.). Philadelphia: Lippincott Williams
& Wilkins.
British Society of Audiology. (2004). Recommended procedure – Pure tone air and bone conduction
threshold audiometry with and without masking and determination of uncomfortable loudness levels.
Retrieved from http://www.thebsa.org.uk/docs/RecPro/PTA .pdf disponibilizado pela docente
Gelfand, S. (2016). Essentials of Audiology (4rd Ed.). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Hall, James. W. (2000). Handbook of Otoacoustic Emissions. Canada: Singular Publish Group – Thompson
Learning.
Hall, James W. III, De Wet Swanepoel. (2010) Objective assessment of hearing. San Diego ; Oxford : Plural
Publishing.
Katz, J. (2014). Handbook of clinical audiology (7th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Robinette, M; Glattket, T. (2007). Otoacoustic Emissions, Clinical Aplications. New York: Thieme Medical
Publishers, Inc.
Valente, M.; Hosford-Dunn; H. e Roeser. R. (2007). Audiology – Diagnosis. (2ª Ed.) New York: Thieme Medical
Publishers, Inc.

Bibliografia Secundária:
BlUESTONE, Charles D. (2003). Pediatric Otolaryngology. (Volume 2). Gulf Professional Publishing.
13-06-2022 20:37 – Cláudia Isabel Trindade dos Reis
10 de 11
Kramer, Steven ; Guhrie, Lesli (2008). Audiology workbook. San Diego: Plural Publishing
Reis, J.L. (2002). Surdez, Diagnostico E Reabilitação. Lisboa: Servier.
Stach, Brad A, & Ramachandran, Virginia (2017). Clinical Audiology: An Introduction (Third Edition). San
Diego: Plural Publishing. I
Ruah, S. ; Ruah, C.B. (1998). Manual De Otorrinolaringologia. Lisboa: Roche.
Weinstein, B.E. (2012). Geriatric Audiology. New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Yost, W. (2014). Fundamentals of Hearing: An Introduction. (5th ed.) Cambridge, Massachusetts: Academic
Press, Elsevier, Inc