Audiologia Clínica III

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ter conhecimentos de realização e  interpretação de avaliação comportamental e fisiológica da audição;

O estudante deve ter conhecimentos de realização e interpretação de avaliação electrofisiológica da audição;

O estudante deve ter conhecimento das principais patologias audio-vestibulares e o modo como elas se traduzem em cada teste de avaliação da audição.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, trabalhos de grupo e orientação tutorial.

 

Resultados de Aprendizagem

Conhecer os mecanismos e fundamentos do processamento auditivo (central);

Adquirir conhecimentos sobre testes comportamentais de avaliação do processamento auditivo (central);

Adquirir conhecimentos sobre treino auditivo e seus princípios;

Adquirir conhecimentos sobre diagnóstico diferencial entre perturbações do processamento auditivo (central) e outras perturbações como seja a hipoacúsia, a demência e a dislexia;

Adquirir conhecimentos sobre o esforço auditivo, sua avaliação e suas implicações em Audiologia;

Estudar os mecanismos da via óssea;

Saber os conceitos e fundamentos da Hiperacúsia, da Fonofobia e Misofonia e seu relacionamento com os acufenos;

Saber os princípios de estudo dos acufenos;

Programa

Apresentação da unidade curricular e marcação de datas e metodologias de avaliação – 1 hora

1. Mecanismos de condução óssea – 2 horas

2. Hipersensibilidade – 3 horas:

2.1 hiperacúsia

2.2 fonofobia

2.3 misofonia

2.4 acufenos

3. Processamento auditivo (central) – 3 horas

3.1 princípios

3.2 aplicação

3.3 alterações

4. Testes comportamentais de deteção de perturbações do processamento auditivo (central) – 9 horas

5. Princípios do treino auditivo e protocolos básicos – 3 horas

6. Diagnóstico diferencial das perturbações do processamento auditivo (central) – 3 horas

7. Estudo do esforço auditivo – 3 horas

8. Esclarecimento de dúvidas – 1 hora

9. Avaliação escrita – 2 horas

Orientação tutorial:

1. Orientação da elaboração de relatórios audiológicos dos diferentes testes aplicados em audiologia em diferentes situações patológicas – 6 horas

2. Demonstração prática dos diferentes testes comportamentais de avaliação do processamento auditivo (central) – 9 horas

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA:

Apontamentos fornecidos pela professora.

Artigos científicos recentes sobre os temas abordados na unidade curricular.

Chermak, G. D. & Musiek, F. (2013) Handbook of (Central) Auditory Processing Disorder, Vol. 2: Comprehensive Intervention. Plural Publishing Inc.

Gelfand, S. (2009). Essentials of Audiology. 3ª Edição. Thieme.

Katz, J. et al. (2009) Handbook of Clinical Audiology. 6ºEdição. Philadelphia : Editora: Lippincott Williams & Wilkins.

Musiek, F. & Baran, J. (2020) The Auditory System: Anatomy, Physiology, and Clinical Correlates. Pearson.

Musiek, F. & Chermak, G. D. (2013) Handbook of Central Auditory Processing Disorder, Volume I: Auditory Neuroscience and Diagnosis, Plural Publishing Inc.

SECUNDÁRIA:

Não aplicável