Audiologia Comunitária

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve ter conhecimentos de realização e interpretação do audiograma tonal simples, do audiograma vocal, do timpanograma e das otoemissões acústicas.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.

Rastreios e acções de sensibilização na comunidade.

 

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos sobre conceitos básicos aplicados em saúde pública e em promoção da saúde e sua
possível utilização na Audiologia;
Adquirir conhecimentos sobre os rastreios audiológicos nas diferentes faixas etárias;
Introdução ao estudo do processamento auditivo central (intervenção na comunidade).

Programa

APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR E MARCAÇÃO DE DATAS E METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO – 2 HORAS

1. CONCEITOS GERAIS: – 4 HORAS

SAÚDE

DEFICIÊNCIA

INCAPACIDADE

DESVANTAGEM

Classificação Internacional de Funcionalidade (ICF)

2. RASTREIOS AUDIOLÓGICOS – 2 HORAS

  DEFINIÇÃO DE RASTREIO

..VALIDADE DE UM TESTE E CONCEITOS ASSOCIADOS:

….PREVALÊNCIA

….INCIDÊNCIA

….FALSOS POSITIVOS

….FALSOS NEGATIVOS

  PREVALÊNCIA EM DIFERENTES GRUPOS ETÁRIOS DE:

    DEFICIÊNCIA AUDITIVA

    VERTIGEM

    ACUFENOS

    ALTERAÇÕES DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

  IMPACTO-PSICO-SOCIAL DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA, VERTIGEM E ACUFENOS E SUA MEDIÇÃO

.. QUANDO RASTREAR

.. COMO ORGANIZAR UM RASTREIO

.. AVALIAÇÃO

3. RASTREIO AUDITIVO NEO-NATAL: Realidade Belga, Americana e Portuguesa – 3 HORAS

  OBJETIVO

  TÉCNICAS UTILIZADAS

….OTOEMISSÕES ACÚSTICAS

…. POTENCIAIS EVOCADOS AUTOMÁTICOS

.. PROFISSIONAL QUE O DEVE REALIZAR E COORDENAR

  ENCAMINHAMENTO

  GRUPO DE RASTREIO E INTERVENÇÃO DA SURDEZ INFANTIL (GRISI)

4. RASTREIO ESCOLAR E PRÉ-ESCOLAR (CRIANÇAS 3-10 ANOS) – 3 HORAS

  OBJETIVO

  TÉCNICAS UTILIZADAS

….OTOSCOPIA

….TIMPANOGRAMA

….RASTREIO DE AUDIÇÃO

….POSSÍVEL PAPEL DAS OTOEMISSÕES NESTE TIPO DE RASTREIO

  ENCAMINHAMENTO

5. RECONHECIMENTO E INTERVENÇÃO NAS PERTURBAÇÕES DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM MEIO ESCOLAR – 3 HORAS

6. O PAPEL DO AUDIOLOGISTA NA ESCOLA – 2 HORAS

7. O EXAME GLOBAL DE SAÚDE – 1 HORAS

8. JOVENS E JOVENS ADULTOS – 3 HORAS

  PERIGOS PARA A AUDIÇÃO

..DOENÇA MENTAL VERSUS DEFICIÊNCIA MENTAL

..TRABALHADORES NO RUÍDO

    CONSERVAÇÃO DA AUDIÇÃO

           NORMAS E DECRETOS LEIS

9. A AUDIÇÃO NO IDOSO – 2 HORAS

10. PROJETOS AUDIOLÓGICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS – 3 HORAS

AVALIAÇÃO ESCRITA – 2 HORAS

AULAS PRÁTICAS:

Trabalho de investigação no laboratório de Audiologia e diversos rastreios e ações de sensibilização em escolas e centros de dia.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA:

O estudante poderá consultar qualquer referência existente na biblioteca da ESTeSC, dependendo do tema da pesquisa que está a realizar.

SECUNDÁRIA:

Diversa bibliografia referida e cedida pela docente no decorrer das aulas.